Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Barcelos vai abrir Museu do Design Português com acervo de Paulo Parra

A Casa Conde de Vilas Boas, em Barcelos, vai ser recuperada para acolher o Museu do Design Português, com o acervo do colecionador Paulo Parra, anunciou hoje o município.

Barcelos vai abrir Museu do Design Português com acervo de Paulo Parra
Notícias ao Minuto

13:10 - 20/11/18 por Lusa

Cultura Casa Conde de Vilas

Em comunicado, o município acrescenta que na segunda-feira foi assinado o protocolo para a cedência, por 11 anos, daquele acervo.

O valor das prestações anuais a pagar pelo município a Paulo Parra será de 15 mil euros nos primeiros dois anos e de 35 mil nos seguintes.

Ao fim dos 11 anos, o protocolo pode ser renovado.

A Câmara terá direito de opção caso Paulo Parra decida vender a coleção.

Terá ainda de editar um livro bilingue sobre a coleção.

O museu abrirá num prazo máximo de 18 meses, mas o espólio fica desde já à guarda do município.

A 'Coleção Paulo Parra' conta com cerca de 500 peças, que representam "as maiores empresas industriais e designers do país" nas áreas da cerâmica, vidro, madeira, metal, plásticos e papel.

É constituída, nomeadamente, por "produtos de referência" de empresas como a Vista Alegre, Electrocerâmica, Porcelanas de Coimbra, Bordalo Pinheiro, Oliva, Hipólito e TAP, entre outras.

"Trata-se de um património artístico único na história do design, inovação e tecnologia portuguesas", sublinha o município.

Estima que aquele património tenha um valor "nunca inferior" a um milhão de euros, embora admita que seja um cálculo difícil de fazer, "dado não existirem referências nacionais ou internacionais, que possibilitem uma comparação, pela sua qualidade única".

O município considera que, com a criação deste museu, dá um "importante contributo" para um maior conhecimento do design português.

Esgrime pareceres de Luís Braga da Cruz, ex-ministro da Economia, ex-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e professor catedrático convidado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e de Paula Tavares, Diretora da Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e Ave, para vincar o "grande interesse para Barcelos" em acolher a 'Coleção Paulo Parra'.

Paulo Parra é designer, professor e colecionador, tendo trabalhos nas áreas de Design de Produto, Transportes e Arquitetura, Design de Exposições, Design de Comunicação e Interfaces e Design Estratégico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório