Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Carminho edita novo álbum no final do mês e dá-lhe o nome 'Maria'

O novo álbum de Carminho, 'Maria', é editado no próximo dia 30, e a fadista assina a autoria de sete dos doze temas que o constituem, anunciou hoje a discográfica Warner Music.

Carminho edita novo álbum no final do mês e dá-lhe o nome 'Maria'
Notícias ao Minuto

15:03 - 19/11/18 por Lusa

Cultura Música

A editora afirma que este quinto álbum da carreira de Carminho é "o mais pessoal de sempre", no qual a fadista "participou ativamente na sua produção", tendo a produção executiva sido também sua, com João Pedro Ruela, Diogo Alves e Marta Pelágio.

O 'single' de apresentação do álbum, 'O Menino e a Cidade', estará disponível "em todas as plataformas digitais" na próxima sexta-feira, segundo a mesma fonte.

'A Tecedeira' é o tema de abertura do álbum que inclui ainda, 'Estrela', 'A Mulher Vento' e 'Poeta', todos assinados, letra e música, por Carminho.

A fadista assina ainda as letras de 'Se Vieres', que canta na melodia tradicional do Fado Santa Luzia, de Armando Machado, e 'Desengano', que gravou no Fado Latino, de Jaime Santos, e a música de 'Quero Um Cavalo de Várias Cores', de Reinaldo Ferreira.

Outros autores são Joana Espadinha, que assina a letra e música de 'O Menino e a Cidade' e 'As Rosas', e Pedro Homem de Mello, de quem canta 'O Começo', no Fado Bizarro, de Acácio Gomes.

A intérprete resgatou um tema do repertório de António Calvário, 'Pop Fado', de César Oliveira e Fernando Carvalho, e 'Sete Saias', com letra e música de Artur Ribeiro, canção que foi um dos seus sucessos, gravada também por nomes como Maria Amélia Canossa e Tristão da Silva.

Neste CD, Carminho é acompanhada por Bernardo Couto, na guitarra portuguesa, em três temas,"'O Menino e a Cidade', 'A Mulher Vento' e 'Se Vieres', por José Manuel Neto, nos temas 'O Começo' e 'Quero Um Cavalo De Várias Cores', e por Luís Guerreiro, em 'Sete Saias', 'Poeta' e 'Pop Fado'.

Os outros músicos são Flávio César Cardoso, na viola, José Marino de Freitas, na viola baixo, João Paulo Esteves da Silva, no piano, e Filipe Cunha Monteiro no 'pedal steal' e guitarra elétrica.

Carminho toca também guitarra elétrica em 'Estrela'.

'Maria' sucede ao álbum 'Carminho Canta Jobim', editado em dezembro de 2016.

Carminho estreou-se discograficamente a solo em 2009, com "Fado", apesar de já ter cantado, quer na casa de fados da mãe, a fadista Teresa Siqueira, no bairro lisboeta de Alfama, a Taverna do Embuçado, quer em alguns espetáculos, como a Gala Carlos Zel, no Casino Estoril, em 2008, e num espetáculo de homenagem ao poeta José Luís Gordo, na Vidigueira, no Baixo Alentejo, em 2005.

Em 2006, participou na gravação do CD 'O Terço Cantado', e tinha já gravado quatro fados, na Suíça, com a Tertúlia de Fado Tradicional. Em 2008, gravou "Gritava Contra o Silêncio", excerto de um conto de Sophia de Mello Breyner Andresen, no primeiro disco de inéditos de João Gil.

Ao longo da sua carreira, a fadista tem gravado com artistas de outras áreas musicais, designadamente com os brasileiros Chico Buarque, Milton Nascimento, Marisa Monte, Ney Matogrosso e Nana Caymmi, e com o espanhol Pablo Alborán.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório