Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Ciclo de cinema português na Fundação Gulbenkian no início de dezembro

Parte da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, "transforma-se em sala de cinema", no início de dezembro, com o ciclo 'A Gulbenkian e o Cinema Português', que inclui primeiras obras, projetos experimentais e filmes com presença em festivais internacionais.

Ciclo de cinema português na Fundação Gulbenkian no início de dezembro
Notícias ao Minuto

23:12 - 15/11/18 por Lusa

Cultura Festival

"Primeiras obras, projetos experimentais e filmes com presença nos grandes festivais internacionais -- nos dois primeiros fins-de-semana de dezembro, parte da Fundação transforma-se em sala de cinema", lê-se no 'site' da Fundação Calouste Gulbenkian.

A 3.ª edição do ciclo, dedicado ao tema 'A intimidade e o país: um desejo de futuro', decorre de 30 de novembro a 9 de dezembro, às sextas-feiras, sábados e domingos.

Ao longo do ciclo serão mostradas 12 obras - "seis longas-metragens e seis curtas - resultantes de apoios dados pela Fundação Calouste Gulbenkian a primeiras obras, projetos experimentais ou como estímulo à internacionalização do cinema português contemporâneo".

O ciclo arranca a 30 de novembro com a exibição de 'E Agora? Lembra-me', de Joaquim Pinto, documentário autobiográfico premiado em 2013 no festival de Cinema de Locarno.

No dia 1 de dezembro, são exibidas curtas-metragens de André Santos & Marco Leão, 'Aula de Condução' (2015) e 'Pedro' (2016), e de Jorge Jácome, 'A Guest + A Host' (2015) e 'Flores' (2017), que ficciona um cenário de crise natural nos Açores.

'Flores' teve estreia no festival IndieLisboa de 2017, onde recebeu o prémio Novo Talento. Desde então foi distinguida em festivais da Alemanha, Croácia, Roménia, Espanha, Colômbia, Suíça, México e Itália. Foi também selecionada para os festivais de Toronto, no Canadá, e de San Sebastian, em Espanha.

A sessão de dia 2 de dezembro é dedicada ao trabalho de André Valentim Almeida, sendo exibidos os documentários 'From NY With Love' (2012) e 'Dia 32' (2017).

No dia 7, são exibidos 'A Caça Revoluções' (2016), de Margarida Rêgo, 'Metáfora ou a Tristeza Virada do Avesso' (2014), de Catarina Vasconcelos, e 'Yama No Anata - Para Além das Montanhas', de Aya Kortzky.

Para dia 8, está agendada a exibição de 'O Novo Testamento de Jesus Cristo Segundo João' (2013), de Joaquim Pinto e Nuno Leonel.

O ciclo encerra a 9 de dezembro com 'Verão Danado', a primeira longa-metragem de Pedro Cabeleira, que se estreou em agosto do ano passado no Festival de Locarno (Suíça), onde recebeu uma menção honrosa. O filme foi também exibido em maio numa das secções paralelas do festival de Cannes.

Os filmes exibidos "serão legendados em inglês e português, tornando-se acessíveis a pessoas surdas, estrangeiros ou pessoas com algum grau de dificuldade em compreender bem o português falado".

Nesta edição, o ciclo 'A Gulbenkian e o Cinema Português' tem curadoria de Francisco Valente.

A primeira edição, sob o tema 'Territórios de Passagem', teve curadoria de Miguel Valverde, a segunda, dedicada ao tema 'Ensaio e Ficção', teve curadoria de Ricardo Vieira Lisboa.

"A escolha de três curadores pretende constitui-se como um olhar de fora para os resultados da presença discreta mas consistente da Fundação em momentos decisivos do arranque das carreiras de tantos cineastas portugueses que se têm vindo a afirmar dentro e fora de portas", refere a Fundação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório