Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Coprodução de Islândia, França e Ucrânia vence Prémio Lux do cinema

O filme 'Woman at War', uma coprodução entre a Islândia, a França e a Ucrânia, foi hoje galardoado com o Prémio Lux 2018, atribuído pelo Parlamento Europeu (PE).

Coprodução de Islândia, França e Ucrânia vence Prémio Lux do cinema
Notícias ao Minuto

13:18 - 14/11/18 por Lusa

Cultura Parlamento Europeu

'Woman at War'', do realizador islandês Benedikt Erlingsson, foi o filme preferido numa lista que incluía outros dois finalistas: 'The Other Side of Everything', de Mila Turajlic (Sérvia, França, Catar), e 'Styx', de Wolfgang Fischer (Alemanha, Áustria).

A película vencedora da 12.ª edição do Prémio Lux conta a história de Halla, uma ecologista de 50 anos em Reiquiavique, que decide enfrentar a indústria do alumínio num ato de justiça solitária, em prol da defesa do ambiente e contra o aquecimento global.

Começa então a sabotar as linhas de alta tensão para paralisar a fábrica, mas a notícia de que foi aceite para adoção de uma criança na Ucrânia abala os seus planos.

'Os filmes finalistas abordam três temas-chave para o futuro da Europa: os riscos associados ao nacionalismo extremo, a urgência de agir para salvar o meio ambiente e a necessidade de encontrar respostas coerentes e coesas para a questão da migração', disse o presidente do PE, no anúncio do vencedor.

O PE financia a legendagem dos filmes finalistas do Prémio Lux nas 24 línguas oficiais da UE.

O filme vencedor, escolhido pelos eurodeputados, é também adaptado para as pessoas com incapacidades visuais ou auditivas.

Os três filmes finalistas são inéditos comercialmente em Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório