Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Anthony Marra nos Açores para falar dos seus romances "obscuros"

O escritor Anthony Marra, nome emergente da literatura norte-americana, vem aos Açores falar dos seus romances "obscuros e engraçados", no âmbito do encontro literário 'Arquipélago de Escritores', que arranca na quinta-feira, em Ponta Delgada.

Anthony Marra nos Açores para falar dos seus romances "obscuros"
Notícias ao Minuto

14:09 - 13/11/18 por Lusa

Cultura Literatura

O escritor, de 34 anos, que pensa as suas obras como peças musicais, declarou em entrevista à agência Lusa que os romances que mais o sensibilizam e os que tenta escrever "tendem a ser obscuros e engraçados".

"Penso nisso quase como uma composição musical: as notas graves inferiores fazem as notas de soprano mais altas destacarem-se, e vice-versa", afirma o autor de "Uma Constelação de Fenómenos Vitais", que venceu o Prémio John Leonard inaugural do National Book Critics Circle, dos Estados Unidos, a par dos galardões Anisfield-Wolf Book e Barnes and Noble Discover.

Para o jovem escritor, residente em Oakland, na Califórnia, é "importante que um romance tente conter um amplo espectro da experiência humana", tendo este a "tendência de desconfiar daqueles que não o fazem".

Tendo vivido e estudado na Rússia, Anthony Marra acabou por escrever o conto 'Chechénia', uma região "em grande parte não abordada na ficção contemporânea" que, no entanto, "oferece a oportunidade de investigar as questões geopolíticas que dominaram os últimos trinta anos da história europeia".

"É onde os grandes conflitos globais dos séculos XX e XXI convergem, onde o colapso do comunismo se sobrepõe à ascensão do jihadismo. A ameaça do expansionismo russo e o espalhamento do autoritarismo ao estilo de Putin - agora tão evidente na Europa - eram visíveis na Chechénia há anos atrás. Espero que este romance se torne uma lente de aumento para examinar essas escolhas políticas e morais", ressalva o escritor.

O romancista, cujo tio é descendente de emigrantes dos Açores, refere que, na literatura portuguesa, aprecia escritores como José Saramago e António Lobo Antunes, tendo o primeiro sido "uma influência importante".

Está "menos familiarizado" com os escritores portugueses mais recentes, simplesmente porque "tão pouca ficção internacional é traduzida nos Estados Unidos", o que torna um evento como o 'Arquipélago dos Escritores' algo "ainda mais significativo".

Além de 'Uma Constelação de Fenómenos Vitais' ('A Constellation Of Vital Phenomena'), o seu rasto literário contempla o conto 'Chechénia' e 'Os Lobos da Floresta de Bilaya' ('The Wolves of Bilaya Forest').

Possui ainda uma coleção de contos denominada 'O Czar do Amor e Techno: Histórias' ('The Tsar of Love and Techno: Stories').

A primeira edição do encontro literário 'Arquipélago dos Açores', decorre de quinta-feira a domingo, em Ponta Delgada, contando com a presença de cerca de duas dezenas de autores regionais, nacionais e estrangeiros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório