Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Neste livro encontra "palavras que fugiram do dicionário"

'Humordificador', 'muscalação' e 'queixómetro' são algumas das palavras que o escritor português Sandro William Junqueira imaginou no livro ilustrado 'As palavras que fugiram do dicionário', a editar na terça-feira.

Neste livro encontra "palavras que fugiram do dicionário"
Notícias ao Minuto

12:00 - 12/11/18 por Lusa

Cultura Literatura

Nas páginas seguintes, o escritor apresenta, numa lógica alfabética, palavras novas e os respetivos significados, tal e qual como um dicionário, num exercício de humor e de semântica sobre a língua portuguesa.

A narrativa, destinada tanto a leitores mais novos como a adultos, começa com 'alfabelo', adjetivo para 'a pessoa que organiza alfabeticamente a beleza', e termina com 'zabalão', um planeta desconhecido do sistema solar para onde "vão todos os balões que se escapam aos dedos".

Pelo meio, Sandro William Junqueira faz o leitor acreditar na palavra 'humordificador', um substantivo masculino que significa "máquina usada para extrair o humor e a graça de lugares onde existam em excesso", e na 'muscalação', "o conjunto de exercícios que visam o fortalecimento dos músculos do silêncio".

Para a "manifestação física de uma pessoa que está muito exausta de ouvir", o escritor inventou a palavra 'orelheiras', e ao "aparelho que mede a gravidade ou desimportância das queixas apresentadas" chamou-lhe 'queixómetro'.

Do dicionário sobressai ainda o substantivo feminino 'um-manidade', ou seja, "pessoa que prefere ser um em vez de ser todos".

'As palavras que fugiram do dicionário', que é uma edição da Caminho, vai ser apresentado no dia 14, na livraria Buchholz, em Lisboa, pelo escritor e humorista Ricardo Araújo Pereira.

Sandro William Junqueira nasceu na antiga Rodésia, em 1974, mas vive em Portugal desde a infância. Foi um dos fundadores do grupo de teatro A Gaveta e começou a publicar contos e poesia em 2002.

É autor das obras 'Quando as girafas baixam o pescoço' (2017), 'No céu não há limões' (2014), 'Um piano para cavalos altos' (2012) e 'O caderno do algoz' (2009), e participou com um conto na revista Granta.

Em 2015 publicou 'A cantora deitada', o primeiro livro para crianças, seguindo-se 'A grande viagem do pequeno mi'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório