Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Concerto de Gisela João encerra hoje exposição de Joana Vasconcelos

A exposição da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, no Museu Guggenheim Bilbau, em Espanha, encerra hoje, com um concerto da fadista Gisela João, depois de ter sido vista por mais de 640 mil visitantes, desde a inauguração, em junho.

Concerto de Gisela João encerra hoje exposição de Joana Vasconcelos
Notícias ao Minuto

07:07 - 11/11/18 por Lusa

Cultura Bilbau

'I'm Your Mirror', a mostra de Bilbau, que tem curadoria de Enrique Juncosa e Petra Joos, deverá servir de base à exposição da artista no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, a realizar nos primeiros meses de 2019, em datas ainda a anunciar, como Serralves disse à Lusa.

A digressão internacional tem sido preparada pelo Museu Guggenheim Bilbao, "em colaboração com a artista e diferentes instituições de renome", e está programada para "o início de 2019", em Serralves, e para o Kunsthal Rotterdam, na Holanda, no verão do próximo ano, como se pode ler na apresentação, disponível no 'site' do museu basco desde a inauguração da mostra, no passado dia 29 de junho.

De acordo com os números do Museu Guggenheim Bilbau, esta exposição individual de Joana Vasconcelos registou mais de 640 mil visitantes, desde a inauguração, em junho passado, até à última semana.

Apresentada como a primeira mostra individual de um artista português no Museu Guggenheim em Bilbau, "I'm your mirror" integra mais de trinta obras de Joana Vasconcelos, 14 das quais nunca antes apresentadas em público.

Entre as peças novas contou-se uma máscara veneziana de 2,5 toneladas, feita com 231 molduras de duplo espelho, e um anel solitário, de três toneladas, montado a partir de 112 jantes de carro e 1.324 copos de cristal.

Há também uma obra 'site specific', feita de propósito para Bilbao, da série "Valquírias", com 30 metros de altura, 36 de largura e 45 de profundidade, colocada no átrio do museu.

Joana Vasconcelos levou também a Bilbau algumas das suas peças mais icónicas, como "A Noiva", um candelabro feito de tampões, "Marilyn", um par de sapatos de salto alto feitos de panelas, e "Pop Galo", um gigantesco Galo de Barcelos, em azulejo e luzes LED.

Em junho, quando a exposição foi inaugurada, Joana Vasconcelos disse à agência Lusa que expor no Guggenheim de Bilbau era "um momento muito importante" da sua carreira. Na altura, a artista adiantou igualmente que estava a ser "preparada uma itinerância", da mostra, nomeadamente em Serralves, no Porto, e em Roterdão.

No sábado, o Jornal de Notícias noticiou que esta mostra estaria patente em Serralves, de 14 de fevereiro a 24 de junho de 2019.

Serralves disse à Lusa que o calendário da exposição e as obras que a compõem só deverão ser conhecidos com a programação do museu para o próximo ano, a anunciar nas primeiras semanas de 2019.

Além de Bilbau, Joana Vasconcelos tem patente outra exposição individual no Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Estrasburgo, em França, intitulada "I want to break free".

O concerto de Gisela João, que se realiza hoje à noite, no átrio do museu, está esgotado há alguns dias.

O Museu Guggenheim Bilbao criou a possibilidade de o público assistir a um ensaio parcial, com a presença de Joana Vasconcelos, ao fim da tarde de hoje.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório