Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Lisboa recebe estreia absoluta de "peculiar" ópera portuguesa

'Multidão' apresenta-se como uma reflexão perturbações da personalidade e o conceito de loucura. A entrada é livre.

Lisboa recebe estreia absoluta de "peculiar" ópera portuguesa
Notícias ao Minuto

18:57 - 09/11/18 por Pedro Filipe Pina

Cultura Teatro

O Teatro Thalia, próximo de Sete-Rios, em Lisboa, recebe na próxima sexta-feira, dia 16 de novembro, a estreia absoluta de uma ópera original portuguesa contemporânea.

'Multidão' conta com música composta por três compositores portugueses: Pedro F. Finisterra, Miguel Diniz e Diogo da Costa Ferreira. O libreto e original e da autoria de Nuno Cruz, com a voz em palco a ficar a cargo do contratenor Rui Vieira.

Em comunicado, realça-se que esta é "uma obra de arte muitíssimo peculiar", nomeadamente pelo facto de a música ter sido concebida por três compositores portugueses contemporâneos com características distintas, com cada um deles a assumir a responsabilidade de compor para um dos três atos da ópera. A narrativa e o libreto são totalmente originais, "não se baseando em nenhuma obra ou texto previamente publicado", ao passo que o solista é um contra-tenor, uma "voz masculina tipicamente barroca, com raríssimas presenças na música moderna e contemporânea".

O nome da ópera - 'Multidão' - tal como a própria obra englobam "uma reflexão sobre várias perturbações da personalidade, assim como sobre o conceito de loucura". 

A direcção musical está a cargo de Diogo da Costa Ferreira, enquanto a direcção e encenação são responsabilidade de Luís Madureira, numa produção que contou com o apoio da Escola Superior de Música de Lisboa.

A ópera 'Multidão' estreia-se no Teatro Thalia a 16 de Novembro. O início está marcado para as 21h. A entrada é livre.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório