Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Festa da Vinha e do Vinho abre portas no sábado em Borba

A 27.ª Festa da Vinha e do Vinho começa no sábado, em Borba, no distrito de Évora, com a participação de 85 expositores, com destaque para os produtores do Alentejo, divulgou hoje o município.

Festa da Vinha e do Vinho abre portas no sábado em Borba
Notícias ao Minuto

11:00 - 07/11/18 por Lusa

Cultura Alentejo

O certame, dedicado ao vinho e à vinha, que recebe todos os anos milhares de visitantes, vai decorrer até ao dia 18 deste mês, no pavilhão de eventos da cidade, com entrada livre, para promover, sobretudo, os vinhos do Alentejo, com a participação de produtores que apresentam as suas marcas para degustação e venda.

O presidente do município de Borba, António Anselmo, disse hoje à agência Lusa que o certame pretende promover 'Borba e o Alentejo', assim como os vinhos, a gastronomia e os produtos regionais, o artesanato e a cultura da região.

"É uma festa de convívio e de animação que esperamos continue a ter sucesso", referiu o autarca.

A festa, que serve de apresentação do vinho novo dos produtores locais pelo São Martinho, inclui um conjunto de áreas temáticas dedicadas aos vinhos e enoturismo, gastronomia, produtos e doçaria regionais, artesanato e equipamentos e serviços vitivinícolas.

O artesanato conta com expositores de várias localidades do país, nas mais diversas expressões, como o barro, tapeçaria, madeira e cortiça.

Com palco numa das mais importantes regiões vitivinícolas do Alentejo, o certame está a cargo do município, Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo (ATEVA), Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

O programa inclui um circuito das tascas no dia inaugural e, ao longo dos nove dias, engloba provas de vinhos, atuação de grupos de música popular, corais alentejanos e bandas filarmónicas, encontro de cantadores de saias, arraial de São Martinho, encontro de tunas, animação de rua, colóquios, atividades desportivas, dança jovem e o cortejo alegórico 'Borba, A Vinha e o Vinho', no dia do encerramento.

O cartaz musical, com entrada livre, integra as atuações de Quinta do Bill (sábado), Toy (dia 16), Fernando Daniel (17), espetáculos às 23:00, e a Orquestra Ligeira do Exército, no dia de encerramento, às 17:00, além de animação com vários dj.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório