Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Coimbra acolhe exposição de surrealismo com mais de 100 artistas

A Casa Municipal da Cultura de Coimbra vai inaugurar, este mês, uma exposição de surrealismo com mais de 100 artistas de 49 países, intitulada 'International Surrealism Now', anunciou hoje o responsável do evento.

Coimbra acolhe exposição de surrealismo com mais de 100 artistas
Notícias ao Minuto

17:45 - 06/11/18 por Lusa

Cultura Arte

A exposição vai decorrer do dia 17 deste mês a 19 de janeiro de 2019, na Casa Municipal da Cultura, em Coimbra, contando com artistas de países como os Estados Unidos da América, Rússia, Reino Unido, França, Itália, Marrocos, Austrália, Indonésia ou Japão.

Por dois espaços de galeria da Casa da Cultura vão estar expostas mais de 160 obras, entre "pintura, escultura, fotografia, desenho e arte digital", disse à agência Lusa Santiago Ribeiro, promotor da iniciativa, que conta com a parceria da Câmara Municipal de Coimbra.

Segundo o responsável, a exposição cresceu, em termos de dimensão, face à última edição em Coimbra, em 2016, tendo também organizado iniciativas semelhantes noutras cidades do país, bem como no estrangeiro.

'International Surrealism Now', explica, "afasta-se do fanatismo do passado e de quem acha que se tem de pensar como eles ou então não se faz parte do movimento [surrealista]".

De acordo com Santiago Ribeiro, a exposição não segue "os preceitos do [André] Breton [artista francês que publicou o Primeiro Manifesto Surrealista, em 1924]".

"O Breton iniciou o movimento, mas depois o surrealismo fragmentou-se em vários grupos, com cada um a dizer quem eram os verdadeiros surrealistas. Aqui, quem não quiser pensar como o Breton, não pensa", vinca.

Nesse sentido, na exposição, surgem diferentes perspetivas e abordagens ao surrealismo, sejam artistas "que seguem a linha do Breton ou do Dali ou alguns que nem sequer pensam nisso", havendo também obras que representam "os movimentos da arte visionária, da arte abstrata e da arte fantástica".

A entrada para a exposição é gratuita.

A iniciativa do "International Surrealism Now" arrancou em 2010, com uma exposição organizada em parceria com a Fundação Bissaya Barreto, em Coimbra.

JYGA // MAG

Lusa/Fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório