Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Cinco espetáculos e um filme na mostra de teatro 'Cenas de Novembro'

Cinco espetáculos, um em antestreia nacional, e a exibição de um filme marcam a 4.ª mostra de teatro "Cenas de Novembro", a partir de sexta-feira e até ao dia 18 de novembro, em Serpa, no Alentejo.

Cinco espetáculos e um filme na mostra de teatro 'Cenas de Novembro'
Notícias ao Minuto

11:48 - 31/10/18 por Lusa

Cultura Serpa

A mostra leva à cidade de Serpa, no distrito de Beja, espetáculos "para todos e para vários gostos" e é uma "oportunidade para discutir com os criadores o teatro que se faz em Portugal", explicou hoje a promotora, a Companhia de Teatro Baal17, num comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a Baal17, a mostra vai incluir três espetáculos para o público geral e familiar, sempre a partir das 21:30 e seguidos de conversas com os seus atores, criadores e responsáveis artísticos, e dois para crianças, sempre a partir das 16:00, além da exibição de um filme, no Cineteatro Municipal de Serpa.

O certame começa na sexta-feira com o primeiro espetáculo para o público geral e familiar "Auto da Índia", de Gil Vicente, pelo grupo Gato SA, de Vila Nova de S. André, que vai atuar pela primeira vez em Serpa.

A oferta para o público geral e familiar vai incluir também, no dia 09, o espetáculo "Apareceu a Margarida", pela Baal17, e, no dia 16, a antestreia nacional de "Realidade Virtual", a nova peça do projeto de teatro comunitário Teatro Duas Senas, do Cacém, que também vai atuar pela primeira vez em Serpa e é tutorado pela companhia Teatromosca, de Sintra, em parceria com o C.E.C.D Mira Sintra - Centro de Educação para o Cidadão Deficiente.

Já a oferta da mostra para crianças vai incluir os espetáculos "Ratsódia", pela companhia Teatro Extremo, de Almada, no domingo, e "Do Princípio ao Fim", pelo Teatro das Beiras, de Covilhã, no dia 18.

A mostra vai incluir também, no dia 11, às 16:00, a exibição de um filme de Mairea Buenaventura e Sebastián Reyne sobre a apresentação, no passado mês de setembro, no Largo dos Condes de Ficalho, em Serpa, do espetáculo de teatro de rua "Camino Real III - A Celebração", produzido pela Baal17 em parceria com a Oficina de Teatro de Serpa e a comunidade local.

Após a exibição do filme, haverá uma conversa com os intervenientes no espetáculo "Camino Real III - A Celebração" sobre esta experiência de teatro com a comunidade, que juntou cerca de 100 atores profissionais e amadores,

"Camino Real III - A Celebração" foi o terceiro e último espetáculo de um projeto de abordagem à obra "Camino Real", considerada "o texto maldito" do norte-americano Tennessee Williams, apontado como "um dos mais admiráveis dramaturgos do século XX".

O projeto foi desenvolvido pela Baal17, em parceria com a Oficina de Teatro de Serpa, grupo amador tutorado pela companhia, e comunidade local.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório