Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

À procura de um novo livro? Eis as novidades de novembro

No dia 13 de novembro estarão nas bancas as novidades do Grupo Leya.

À procura de um novo livro? Eis as novidades de novembro
Notícias ao Minuto

13:34 - 30/10/18 por Filipa Matias Pereira

Cultura Grupo

Novembro está aí à porta e, com ele, chegam novidades de leitura. Se procura o próximo livro, então esta notícia é para si.

Entre as novidades do Grupo Leya está a obra de João de Melo, ‘Gente feliz com lágrimas’ - um romance que marcou gerações e que, de acordo com o comunicado enviado às redações, arrebatou os mais importantes Prémios Literários. Depois de adaptado a uma série televisiva da RTP e ao teatro, a obra chega às livrarias já no dia 13 de novembro.

Se, porventura, procura ‘Uma História Antiga’, por que não optar pelo livro de Jonathan Littell? Trata-se de um romance inspirado na novela com o mesmo título que Littell publicou em 2012, em França (Éditions Fata Morgana). Jonathan traz assim a público a história de uma personagem que sai de uma piscina, troca de roupa e começa a correr num corredor cinzento.

Notícias ao MinutoJonathan Littell© Leya

Pelo caminho descobre portas que, por sua vez, abrem diferentes territórios (casa, quarto de hotel, estúdio, cidade ou zona selvagem), lugares onde são interpretadas e reinterpretadas as relações humanas mais essenciais (a família, o casal, a solidão, o grupo, a guerra). Ao longo deste percurso, “a própria identidade do narrador vai-se metamorfoseando – por vezes homem, outras vezes mulher, hermafrodita, adulto, criança”, pode ler-se ainda no comunicado. 

‘O Fim do fim da Terra’ é o livro de Jonathan Franzen que explora o seu “complexo” relacionamento com o tio. Ao longo das páginas, o leitor poderá recordar a sua vida de jovem adulto em Nova Iorque em “textos que contêm toda a inteligência e realismo desencantado que nos habituámos a encontrar em Franzen”.

Notícias ao MinutoJonathan Franzen© Leya

Por sua vez, Thomas Mann chega-nos com ‘José e os Seus Irmãos I – As histórias de Jaacob’. Esta é, para o autor, a sua ‘magnum opus’ [grande trabalho]. Este romance mitológico da queda de José na escravidão e da sua ascensão a senhor do Egito surge então dividido em quatro partes, nomeadamente As Histórias de Jaacob, O Jovem José, José no Egito e José, o Provedor.

Notícias ao MinutoThomas Mann © Leya

Por fim, ‘A Rapariga do Tambor’ é o livro de John le Carré que dá voz a Charlie, uma jovem atriz inglesa, habituada a desempenhar diversos papéis. Porém, “quando Joseph, com as suas cicatrizes de batalha, a recruta para os serviços secretos israelitas, ela entra no perigoso ‘teatro do real’. Ao desempenhar o seu papel num intrincado plano de alto risco para prender e matar um terrorista palestino, este seu novo desempenho ameaça consumi-la”.

Todas as obras da Dom Quixote, Grupo Leya, estarão à venda já no dia 13 de novembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório