Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

'Greetings from the Free Forests' e 'Terra' vencem DocLisboa

As obras 'Greetings from Free Forests', de Ian Soroka, e 'Terra', de Hiroatsu Suzuki e Rossana Torres, venceram os principais prémios do festival DocLisboa'18, que terminou hoje com a exibição do filme 'Infinite Footbal', de Cornelius Porumboiu.

'Greetings from the Free Forests' e 'Terra' vencem DocLisboa
Notícias ao Minuto

23:24 - 27/10/18 por Lusa

Cultura Festival

'Greetings from Free Forests', de Ian Soroka, venceu o Grande Prémio Cidade de Lisboa para melhor filme da competição internacional, no valor de oito mil euros, enquanto 'Terra', de Hiroatsu Suzuki e Rossana Torres, arrecadou o Prémio Doclisboa para melhor filme da competição portuguesa, no valor de cinco mil euros.

Também na competição internacional foi distinguido com o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores o filme 'The Guest', de Sebastian Weber, que conquistou igualmente o galardão Ageas Seguros para melhor curta-metragem.

Na competição portuguesa foram ainda galardoados com o prémio Kino Sound Studio 'Pele de Luz', de André Guiomar, e com uma menção honrosa do júri 'Vacas e Rainhas', de Laura Marques, que venceu também o prémio da Fundação Inatel para melhor filme de temática associada a práticas e tradições culturais e ao património imaterial da humanidade.

O Prémio Escolas distinguiu o filme 'Terra Branca', de Leonor Teles, e na competição transversal, o vendedor do prémio revelação foi para 'Cidade Marconi', de Ricardo Moreira, enquanto 'Amanhecer', de Carmen Torres e 'Paul is Dead', de Antoni Collot, conquistaram menções honrosas.

Foi ainda atribuído o prémio do jornal Público para melhor filme português a 'Vadio', de Stefan Lechner.

Na categoria 'Verdes Anos', venceram 'After the Fire', de Ahsan Mahmood Yunus, (Prémio Kask/Brussels Airlines), 'Aos meus pais', de Melanie Pereira, (Prémio Especial Walla Collective) e 'Song off the Bell', de Hosein Jalilvand,(Prémio Doc's Kingdom).

O Prémio RTP para melhor projeto em fase de pós-produção foi conquistado por 'Caminho longo para casa', de Tiago Siopa, e o Prémio FCSH para melhor projeto das oficinas Arché a 'Viajem ao Makonde de Moçambique', de Catarina Alves Costa.

Foram ainda entregues os galardões Arquipélago -- Centro de Artes Contemporâneas para melhor projeto em fase de escrita a 'La Playa de los Encharquilhos', de Iván Mora Manzano, e Bienal Arte Jovem a 'Amor e Medos Estranhos' de Deborah Viegas.

Os filmes premiados do Doclisboa'18 poderão ser vistos no Cinema Ideal, nos dias 29,30 e 31 de outubro, nas sessões das 18h00 e das 22h15.

O Festival Internacional de Cinema DocLisboa começou em 18 de outubro e, durante dez dias, apresentou dezenas de filmes, dando a conhecer novas propostas em torno do documentário.

Do cinema português, foram mostrados filmes como 'Alis Ubbo', de Paulo Abreu, e 'Avenida Almirante Reis em 3 andamentos', de Renata Sancho, ambos sobre Lisboa, 'Terra Franca', de Leonor Teles, e dois filmes de Jorge Cramez: 'Antecâmara', que integrou a competição internacional, e 'Actos de Cinema'.

Da produção estrangeira, foram mostrados 'Fahrenheit 11/9', de Michael Moore sobre a administração de Donald Trump, 'O plano', de Steve Sprung, sobre trabalho, e 'The Silence of Others', olhar de Almudena Carracedo e Rovert Bahar sobre vítimas do franquismo, em Espanha.

O festival abriu com a apresentação de 'The Waldheim Waltz', de Ruth Beckerman, e encerrou hoje com a apresentação de 'Infinite Football', de Corneliu Porumboiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório