Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

'E Se...?', uma viagem pela "inconformidade humana". Atreve-se a sonhar?

Apesar de se tratar de uma narrativa infantil, o livro 'E Se...?' corporiza uma mensagem atual e dirigida a todas as idades.

'E Se...?', uma viagem pela "inconformidade humana". Atreve-se a sonhar?
Notícias ao Minuto

11:46 - 27/10/18 por Filipa Matias Pereira

Cultura Sana Editora

E se…? Quantas vezes começou um pensamento desta forma? Quantas vezes almejou mudar um aspeto da sua vida? Quantas vezes se sentiu insatisfeito? É a inconformidade humana que nos flui no ADN. E se esse desejo fosse concretizado? E se se atrevesse a mudar?

Esta é a história do mais recente livro da editora Sana, ‘E Se…?’, e traz a público a história de um livro que, cansado de o ser, deseja ser transformado num outro objeto… e esse anseio é concedido. Um dia, um sapato, noutro uma nuvem, depois um banco de jardim, um golfinho.. a imaginação é mesmo o limite. Tal como descreve a autora, Raquel Garcez Pacheco, esta obra é “como uma viagem de balão pelo mundo da constante inconformidade humana, onde a fantasia ilustra os desejos e os sonhos permanentes”.

Mais do que uma obra infantil, este livro promete conquistar públicos de diversas idades, já que o sonho, como diria António Gedeão, “comanda a vida”. Camufladas numa narrativa infantil, as mensagens que se leem nas entrelinhas do livro prendem-se com a essência humana, o desejo de querer sempre mais, a vontade de ir mais além, a vontade de mudar que se adensa no âmago. A questão é: atreve-se? ‘E Se…?’ traz-lhe assim uma mensagem de motivação, de inspiração, pedagógica, materializada na resiliência, e sobretudo como um caráter de atualidade que não se dissipa, já que a dúvida, o ‘e se?’, é uma constante do pensamento.

O lançamento do livro teve lugar no Parque da Cidade no Porto, no passado dia 21. E, numa sala ao rubro, o projeto foi apresentado num cenário inspirador que cativou quem não quis perder a oportunidade de testemunhar este evento.

Notícias ao MinutoCapa do livro 'E Se?...'© Sana Editora

A apresentação da autora ficou a cargo de Patrícia Afonso, responsável pelo elo de ligação entre a autora e a ilustradora na concretização deste projeto. Já a obra foi apresentada por Marlene Maia, profissional de comunicação e amiga da autora Raquel, naquela que foi uma brilhante e apaixonante crítica literária. “O poder das palavras escolhidas, a intensidade da mensagem transmitida, a forma como despiu a narrativa e evidenciou algumas das mensagens da história - enquadrando-as com a harmonia e leveza das ilustrações - refletiram um discurso cativador que despertou a atenção e curiosidade do público”, pode ler-se no comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto.

Sonhar através da imagem

A ilustração desta obra infantil ficou a cargo de Bárbara Neto, licenciada em Belas Artes. Apesar de se dedicar profissionalmente aos mais variados projetos de design de interiores para hotéis, mantém sempre viva a componente gráfica e colorida.

Em ‘E Se…?’ deixa fluir o traçado e, num misto de cores vivas, permite ao leitor viajar e sonhar à medida que a rica e inspiradora narrativa de Raquel Garcez Pacheco – que já exerceu jornalismo – flui. A cada descrição de uma nova aventura da personagem principal – o livro, que se reinventa continuamente -, as ilustrações pitorescas fazem-nos voar e desejar, também, dar azo às inquietudes e aos sonhos. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório