Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Pé de Vento deixa de ser a companhia residente no Teatro da Vilarinha

A Companhia de Teatro Pé de Vento deixa de ser, a partir de novembro, a companhia residente no Teatro da Vilarinha, no Porto, pondo fim a uma parceria com mais de duas décadas, anunciou hoje aquela companhia.

Pé de Vento deixa de ser a companhia residente no Teatro da Vilarinha
Notícias ao Minuto

21:02 - 26/10/18 por Lusa

Cultura Novembro

"Chega, assim, ao fim, uma parceria com mais de duas décadas e que conseguiu fazer a diferença no universo cultural da cidade do Porto", lê-se no comunicado.

A não renovação do protocolo de cedência de instalações, estabelecido com a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, ditou a saída da companhia que deixa de ter casa fixa para desenvolver as suas produções.

"Agora vamos ter de improvisar escritórios para continuar com o trabalho que temos feito até aqui", argumenta o encenador João Luiz, fundador da companhia, num projeto que desdeo início contou com, entre outros, a atriz Anabela Nóbrega e o escritor Manuel António Pina.

A companhia lembra que o protocolo de cedência de instalações, realizado há mais de duas décadas, "permitiu, durante todos esses anos, fidelizar e captar novos públicos, mas sobretudo concentrar a sua atuação num público infantojuvenil, assumindo-se como a única sala da cidade do Porto com programação exclusiva para a infância e juventude".

Com este encerramento, explica o comunicado, cessa também o programa dos 40 anos da Companhia Pé de Vento, num ciclo completamente dedicado à obra de Manuel António Pina, com a peça 'O Pássaro da Cabeça', que tem as suas últimas representações agendadas para este fim de semana.

"Fechámos dois ciclos e voltamos à estaca zero', lamenta João Luiz.

Nos últimos 22 anos, no Teatro da Vilarinha, os espetáculos da companhia somaram mais de 185 mil espetadores.

Enquanto companhia de teatro residente na Vilarinha, a Pé de Vento realizou 78 espetáculos onde estão incluídas 40 estreias absolutas, 22 espetáculos de repertório com 2.300 representações e acolheu 89 grupos, num total de 265 representações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório