Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Três filmes portugueses em competição no festival argentino Mar del Plata

Filmes de Leonor Teles, Rita Azevedo Gomes e de João Salaviza com Renée Nader Messora estarão em competição no Festival de Cinema Mar del Plata, em novembro em Buenos Aires, anunciou a organização.

Três filmes portugueses em competição no festival argentino Mar del Plata
Notícias ao Minuto

15:14 - 26/10/18 por Lusa

Cultura Cinema

Da programação fazem parte nove produções e coproduções portuguesas, mas apenas três filmes foram selecionados para secções competitivas: na competição internacional estão 'A portuguesa', de Rita Azevedo Gomes, e 'Chuva é cantoria na aldeia dos mortos', de João Salaviza e Renée Nader Messora, e na secção "Estados Alterados" figura o documentário 'Terra Franca', de Leonor Teles.

Na competição latino-americana está 'Para la guerra', do argentino Francisco Marise (Argentina/Espanha/ Portugal/Panamá).

Na secção 'Panorama', não competitiva, entre os filmes selecionados estão três coproduções portuguesas: 'O caderno negro', de Valeria Sarmiento, 'Rei sol', de Albert Serra, e 'Como Fernando Pessoa salvou Portugal', curta-metragem de Eugène Green.

Em secções retrospetivas e temáticas, o festival incluiu 'A morte de Louis XIV', de Albert Serra, a propósito de um ciclo dedicado ao ator Jean-Pierre Léaud, e 'A ilha dos amores', de Paulo Rocha, de 1982 e recentemente restaurado.

O 33.º Festival de Cinema Mar del Plata decorrerá de 10 a 17 de novembro, com França como país convidado, e pela primeira vez a direção artística é assumida por uma mulher, a programadora argentina Cecilia Barrionuevo.

O festival abrirá com 'Sueño Florianópolis',de Ana Katz, e encerrará com 'Roma', do mexicano Alfonso Cuarón.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório