Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Feira tem nova biblioteca graças a 20.000 documentos doados por padre

O município de Santa Maria da Feira passa este sábado a dispor de uma nova biblioteca, revelou hoje a autarquia, referindo que essa ficará instalada em Pigeiros e resulta da doação de 20.000 documentos por um benemérito local.

Feira tem nova biblioteca graças a 20.000 documentos doados por padre
Notícias ao Minuto

12:16 - 26/10/18 por Lusa

Cultura Literatura

O novo fundo foi doado à câmara municipal pelo padre Domingos Azevedo Moreira (1933-2011), que é descrito pela autarquia como "um dos nomes mais relevantes da linguística portuguesa" e apontado como detentor de reputação internacional não apenas pela sua "elevada inteligência e cultura", mas sobretudo por "profundos conhecimentos da línguas clássicas e modernas, história, filosofia e teologia".

"A nova Biblioteca Padre Domingos Moreira assumir-se-á como um polo da rede de bibliotecas municipais e será gerida de forma integrada e especializada pela Câmara, tendo como horário de funcionamento contínuo o período de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 16:30", declara à Lusa o vereador local da Cultura, Gil Ferreira.

Entre os cerca de 20.000 itens da "expressiva biblioteca" que o chamado Abade de Pigeiros deixou em testamento ao município incluem-se assim livros, fac-símiles e estudos, no que os temas predominantes são de caráter religioso e linguístico.

Todo esse material está agora reunido na rua Padre Inácio Costa, em concreto no edifício da antiga sede da Junta de Freguesia de Pigeiros, que foi desativado após a reforma administrativa de 2012 e entretanto sujeito a obras de adaptação para passar a funcionar exclusivamente como espaço de leitura.

O investimento camarário nesses trabalhos de requalificação foi na ordem dos 150.000 euros, sendo que à União de Freguesias das Caldas de São Jorge e Pigeiros coube apetrechar o interior do edifício.

Para Gil Ferreira, a inauguração da Biblioteca Padre Domingos Moreira terá assim "um impacto relevante para o concelho e, particularmente, para Pigeiros". Faz também cumprir "a vontade de um homem bom", constituindo-se como o gesto de "reconhecimento que lhe é devido pelo concelho no qual nasceu, viveu e deixou obra".

Dada o "elevado valor científico" desse novo fundo documental, o vereador assume ainda a pretensão de "estabelecer relações e parcerias estratégicas com universidades portuguesas e espanholas por forma a colocá-lo ao serviço do conhecimento".

Enquanto isso, o sistema de gestão integrada já permite consultar as referências bibliográficas desses 20.000 documentos na base de dados da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório