Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Festival Outono Vivo na Praia da Vitória atrai cada vez mais pessoas

O festival Outono Vivo, que decorre de sexta-feira a 11 de novembro na Praia da Vitória, nos Açores, tem atraído cada vez mais visitantes e quer transformar-se num cartaz turístico da cidade, segundo o vice-presidente do município.

Festival Outono Vivo na Praia da Vitória atrai cada vez mais pessoas
Notícias ao Minuto

12:04 - 25/10/18 por Lusa

Cultura Açores

"O Outono Vivo foi pensado para preencher uma lacuna de época baixa, entre o verão e o Natal. Esta é já a 13.ª edição e está a cumprir na íntegra aquilo que foi projetado inicialmente. Para isso temos também todos os anos vindo a aperfeiçoar e a conquistar mais público", adiantou, em declarações à Lusa, Carlos Armando Costa, vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Para além de uma feira do livro, o festival inclui espetáculos de música, dança e teatro, bem como exposições, conferências e uma mesa redonda organizada pelo escritor Joel Neto, natural da ilha Terceira.

"O Outono Vivo tem vindo sempre a crescer. Este ano vamos ter a apresentação de 25 livros. Temos a presença de vários nomes de reconhecimento nacional e até internacional e depois completamos o programa com uma série de atividades que nos vão trazer mais público e vamos de certeza ter uma afluência de gente maior", frisou Carlos Armando Costa.

Com um público fidelizado na ilha Terceira, o município da Praia da Vitória pretende agora transformar o Outono Vivo num atrativo turístico de época baixa, por isso tem vindo a apostar mais na realização de espetáculos e na divulgação do festival.

"O Outono Vivo já está sedimentado, digamos assim, e agora com toda a atividade paralela que estamos a organizar e a promover junto da feira do livro, incluída no Outono Vivo, penso que vai-se acentuar essa atração maior de pessoas numa época mais baixa", apontou o autarca.

A feira do livro continua, ainda assim, a ser um dos principais motivos de atração de público ao Outono Vivo e, segundo Carlos Armando Costa, tem contribuído para a promoção da leitura na ilha Terceira.

"Já se nota que muitas pessoas procuram esta feira porque sabem que vão encontrar uma variedade enorme de livros. Vamos ter cerca de 50 mil livros, com 25 a 30 editoras e de ano para ano as vendas têm aumentado bastante. A procura cada vez é maior, a presença das pessoas cada vez é maior", salientou.

A autarquia promove também a visita dos alunos das escolas do concelho à feira, cedendo transporte e oferece um 'voucher' de um euro a cada criança para que possa adquirir um livro.

Até 11 de novembro, vão passar pela Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira nomes como Ruy de Carvalho, Laurinda Alves, Raquel Varela, António Antunes, Maria João Fialho Gouveia, Raúl Minh'Alma, Margarida Fonseca Santos, Carla Lopes Gomes, Marco Costa, Maria Francisca Mancebo, Ana Sofia Fonseca, Samuel F. Pimenta, João Paisana Lopes, Edgar Valles, Teresa Cardoso Ribeiro, Ana Eduarda Rosa, Tânia Sousa Mendes e a autora de manuais de educação ambiental Fernanda Botelho.

A mesa redonda organizada por Joel Neto conta este ano com a participação dos escritores Rodrigo Guedes de Carvalho, Ana Margarida Carvalho, João Pinto Coelho, Vamberto Freitas, José Mário Silva e Luís Corredoura.

O programa inclui também conferências sobre várias temáticas ligadas à história e à cultura da ilha Terceira e uma tertúlia com o psiquiatra e escritor Daniel Sampaio.

Há ainda música, teatro e cinema neste Outono Vivo, com o espetáculo "Trovas&Canções - Atores, Poetas e Cantores", com Ruy de Carvalho, o concerto "Outonalidades da Guitarra", de Silvestre Fonseca, a peça de teatro "A visita", de Pedro Giestas, e a exibição do filme português "Al Berto", de Vicente Alves do Ó, sobre o poeta de "Horto de Incêndio", entre outros eventos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório