Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Festival Internacional de Filmes sobre Urânio chega a Nelas em 2019

O Festival Internacional do Rio de Filmes sobre Urânio realiza-se em Nelas em 2019, disse hoje à agência Lusa o presidente da Associação dos Antigos Trabalhadores das Minas da Urgeiriça (ATMU).

Festival Internacional de Filmes sobre Urânio chega a Nelas em 2019
Notícias ao Minuto

13:01 - 24/10/18 por Lusa

Cultura ATMU

"O desafio que lancei foi aceite e vamos trabalhar para que, possivelmente, em outubro, novembro, este festival se realize em Portugal com uma visão já diferente, com uma perspetiva muito grande com a integração de várias associações portuguesas como a Quercus e outras ligadas ao mundo científico", contou António Minhoto.

À agência Lusa, o ex-mineiro contou que o desafio foi feito em Berlim, onde este festival se realiza há sete anos consecutivos, aquando da entrega do prémio de honra que lhe foi atribuído pela organização do evento e que "aprovou de imediato" a presença em 2019 em Portugal.

"Será feito como é óbvio neste grande concelho mineiro [Nelas], mas que pode ser desdobrado, porque temos de ter em conta que Portugal pretendeu criar uma central nuclear em Ferrel, Peniche, e houve uma luta muito grande do povo de Peniche contra a central nuclear em Portugal e portanto poderemos fazer aqui um paralelo a essa luta, mas ainda só estamos em projeto", avançou António Minhoto.

No seu entender, "será um festival muito importante e um grande encontro" e, por isso, espera que "nessa altura estejam encerradas as minas" para que também possa "ter um grande e importante impacto nessa gente toda que virá ao festival", que tem organização brasileira, país de origem do evento.

"Vai envolver muitas pessoas, académicos e o governo, para que a ciência também aprenda com isto. Estamos na era da mudança, estamos com alterações climáticas, estamos com problemas graves e terá de ser um grande evento nessa matéria", defendeu.

Neste sentido, este líder associativo adiantou que a associação vai pedir uma audiência ao novo secretário de Estado da Energia, porque querem "saber qual a perspetiva que tem para o encerramento das minas, para a questão da recuperação das casas, para encerrar isto tudo rapidamente e para a questão do lançamento do Museu Mineiro na Urgeiriça".

O International Uranium Film Festival Rio foi criado em 2010, no Rio de Janeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório