Meteorologia

  • 16 NOVEMBRO 2018
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 18º

Edição

Tracy Chapman processa Nicki Minaj por plágio de 'Baby Can I Hold You'

Nicki Minaj pediu várias vezes para usar a canção de Tracy Chapman, mas foi-lhe negado. Música acabou por ser divulgada numa rádio.

Tracy Chapman processa Nicki Minaj por plágio de 'Baby Can I Hold You'
Notícias ao Minuto

23:41 - 23/10/18 por Anabela de Sousa Dantas 

Cultura Música

A cantora Tracy Chapman processou Nicki Minaj por violação de direitos de autor, conforme indicou o advogado da artista de 54 anos de idade à revista Billboard. Lee Phillips explicou que Nicki Minaj utilizou a letra e a melodia da canção ‘Baby Can I Hold You’ na sua música ‘Sorry’.

A rapper tentou por várias vezes conseguir os direitos da canção de Chapman, até através do Twitter, mas sem sucesso. Em consequência, o seu mais recente álbum, ‘Queen’ (2018), acabou por não incluir o tema, que conta com a participação de Nas, mas este foi ainda assim divulgado, estando disponível no YouTube.

“Tracy Chapman protege o seus direitos de autora e tem o direito de negar uma licença que lhe seja pedida”, indicou o causídico, sublinhando que Chapman, vencedora de quatro prémios Grammy, nunca concedeu licenças para nenhuma das suas músicas.

O processo, que pode ser acedido aqui, explica que, embora a música não tenha sido incluída no álbum de Minaj, acabou por ser divulgada no programa de rádio ‘Hot 97’ pelo DJ nova-iorquino Funkmaster Flex, que alega que foi a própria Minaj quem lhe passou a faixa.

Recorde-se que ‘Sorry’, a canção de Minaj, não inclui nenhum sample de ‘Baby Can I Hold You’ mas contém “a letra e a melodia vocal” da canção de Tracy Chapman.

‘Baby Can I Hold You’, que pode ouvir abaixo, faz parte do álbum homónimo de estreia da artista natural de Cleveland, lançado em 1988, onde também se incluem os icónicos temas ‘Fast Car’ e ‘Talkin’ ‘bout a Revolution’.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório