Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Jazz invade colégios classificados da Rua da Sofia, em Coimbra

A Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), em parceria com o Jazz ao Centro Clube, organiza na sexta-feira um programa dedicado ao jazz nos colégios da Rua da Sofia, zona classificada como Património Mundial.

Jazz invade colégios classificados da Rua da Sofia, em Coimbra
Notícias ao Minuto

15:57 - 22/10/18 por Lusa

Cultura Música

Pelos colégios do Espírito Santo, da Graça e de São Pedro, na Rua da Sofia, vai ser possível ouvir concertos de jazz de João Mortágua e do duo Paisiel e ainda uma performance, intitulada "Satélite Jazz", que resulta de uma oficina na Escola Básica Eugénio de Castro, numa iniciativa de entrada livre e gratuita.

Inserido nos Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, este evento é também a quarta noite temática promovida pela APBC, que já dinamizou outras noites associadas ao fado, à música independente e à resolução de enigmas por locais da Baixa de Coimbra.

"Desta vez, focámo-nos apenas numa rua", sublinhou o presidente da APBC, Vítor Marques, que falava à agência Lusa à margem da apresentação do programa.

Segundo Vítor Marques, os colégios têm estado pouco abertos à comunidade, mas sublinha que não foi "nada difícil falar com os proprietários, que estão sempre disponíveis para este tipo de iniciativas".

"Esperemos que [a iniciativa] ajude a valorizar ainda mais os espaços e os proprietários estão abertos para que as instituições da cidade desenvolvam lá as suas atividades", vincou.

A iniciativa arranca às 18:00, com a apresentação final de uma oficina que o serviço educativo do Jazz ao Centro Clube (JAAC) tem desenvolvido com alunos da Escola Eugénio de Castro, onde procura dar a conhecer aos jovens a diversidade do jazz que se faz no país, num cruzamento com o património arquitetónico da cidade.

"Será uma performance, com música pré-gravada [maioritariamente do quarteto de Desidério Lázaro], em que os miúdos trabalham a questão do movimento" em torno do Colégio do Espírito Santo, explanou o diretor do JACC, José Miguel Pereira.

Segue-se, às 18:45, a apresentação do trabalho a solo de João Mortágua, "Holi", no Colégio da Graça, e, às 19:30, um concerto do duo Paisiel, composto por Julius Gabriel e João Pais Filipe, no Colégio de São Pedro.

Depois das atuações nos colégios da Rua da Sofia, a noite temática termina no Salão Brazil, com um concerto do quarteto de Desidério Lázaro, também de entrada gratuita.

Os Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra começaram a 17 de outubro e terminam este fim de semana, com atuações do trio de Carla Bley, na sexta-feira, e de Mário Laginha e de Corda Bamba, no sábado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório