Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

‘No Caderno da Tangerina’: Banda desenhada com uma mensagem enigmática

A obra retrata a história de Tangerina, uma menina que chega a uma nova escola e, com ela, traz alguns 'monstros'.

‘No Caderno da Tangerina’: Banda desenhada com uma mensagem enigmática
Notícias ao Minuto

08:38 - 20/10/18 por Filipa Matias Pereira

Cultura Livros

Chama-se ‘No Caderno da Tangerina’ e apresenta-nos a história de uma menina que chega ao 1º ciclo do ensino básico. E este, naturalmente, é um cenário que se replica, a cada início de um novo ano letivo, por tantas e tantas instituições de ensino. Mas esta história tem algo particular. A menina é a Tangerina.

Uma das personagens principais da obra fica feliz com a chegada desta colega, já que, “por ser diferente”, podia ser sua amiga. Mas Tangerina não era apenas mais uma aluna, havia algo mais nela que os colegas não conseguiam compreender. E Tangerina tinha um caderno, um caderno diferente, e era aí que residia todo o mistério.

Numa história que nos chega no formato de banda desenhada, a autora, Rita Alfaiate, narra a vida de uma criança que tem ‘acorrentados’ a si vários monstros. Serão estes monstros os maus tratos? Ou quiçá a dificuldade de se relacionar socialmente? Será o monstro uma repercussão de bullying? Ou será tão somente a tristeza ‘vestida’ de monstro? As questões são várias e deixadas à imaginação do leitor.

Neste formato de banda desenhada, todo o livro é construído com base num traço que denota uma ‘mão’ experiente, a de Rita que se licenciou em Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Embora a pintura seja um dos seus grandes interesses, é na banda desenhada e na ilustração que encontra a sua principal realização como artista.

Em suma, um livro com uma mensagem enigmática que absorve o leitor pela sequência de imagens da história de Tangerina e do seu caderno.

Notícias ao Minuto'No Caderno da Tangerina'© Escorpião Azul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório