Meteorologia

  • 18 NOVEMBRO 2018
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 13º

Edição

Histórico festival de teatro de amadores "em cena" em Évora

A 25.ª edição do Festival de Teatro de Amadores de Évora (FESTAE), considerado o mais antigo do género no país, está "em cena" na cidade alentejana a partir de hoje, com sete iniciativas em cartaz.

Histórico festival de teatro de amadores "em cena" em Évora
Notícias ao Minuto

08:25 - 19/10/18 por Lusa

Cultura Palco

Organizada pela Sociedade Operária de Instrução e Recreio (SOIR) Joaquim António d'Aguiar, a edição deste ano do certame, que arranca às 17:30 de hoje, prolonga-se até ao dia 29, em diversos espaços da cidade, e é constituída por seis espetáculos e pelo lançamento de um livro.

"Do teatro, amador ou profissional, passando pela poesia, com a apresentação da última obra de Filipe Chinita, e ainda pelas marionetas, o FESTAE continua a afirmar-se como uma importante marca cultural no território", segundo a organização.

O festival, cuja primeira edição teve lugar em 1965, é o mais antigo certame do género realizado de forma regular e continuada em Portugal.

"Agostinho e Felicidade" é a peça de teatro de rua e formas animadas, protagonizada pela companhia Boca de Cão, de Vila Nova de Gaia (Porto), que dá hoje o "pontapé de saída" do programa, na Praça do Giraldo.

Uma coprodução de duas estruturas de Évora, a Sociedade Harmonia Eborense e os Meninos da Graça_Plataforma de Criação Artística, intitulada "H2Ode", a partir da "Ode Marítima", de Álvaro de Campos (um dos heterónimos de Fernando Pessoa), é o espetáculo que é apresentado na sede da SOIR, no dia 23.

No FESTAE está também incluída, no dia 24, no Teatro Garcia de Resende, a representação da comédia "Fantasmas?", a partir de um texto do dramaturgo italiano Eduardo de Filippo, numa coprodução do Centro Dramático de Évora (Cendrev) e do TEatroensaio, do Porto, que estreou no início deste mês em Évora.

Quanto ao lançamento do mais recente livro de Filipe Chinita, com o título "Vermelho Eu - Colectiva.mente por esse Alentejo a.fora", a 10.ª obra de poesia do autor, está marcado para dia 25, na SOIR.

No dia seguinte, A Bolha -- Companhia de Teatro com Marionetas promete encantar "miúdos e graúdos" com a adaptação de textos de Hans Christian Andersen, nas sedes das freguesias da Malagueira e do Bacelo.

Já a companhia Trulé -- Investigação de Formas Animadas, desta cidade alentejana, dá a conhecer o seu espetáculo "As minhas mais... Marionetas", no dia 27, na sede da Associação Humanidade e Respeito Idosos de Évora.

O festival encerra, no dia 29, com a representação da mais recente peça teatral do grupo cénico da SOIR Joaquim António d'Aguiar, "As Espingardas da Senhora Carrar", de Bertolt Brecht.

O FESTAE é apoiado pela câmara, Direção Regional de Cultura do Alentejo e diversas freguesias da cidade.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório