Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Quarteto do baterista Mark Guiliana abre hoje o 19.º SeixalJazz

O quarteto do baterista e compositor norte-americano de Mark Guiliana, abre hoje o 19.º Festival Seixal Jazz, cujo cartaz inclui a pianista e compositora norte-americana Carla Bley, além de Aaron Parks e Kuba Wiecek, entre outros músicos.

Quarteto do baterista Mark Guiliana abre hoje o 19.º SeixalJazz
Notícias ao Minuto

10:45 - 18/10/18 por Lusa

Cultura Música

Os concertos realizam-se no Fórum Cultural do Seixal, num cartaz que a organização define "de novos talentos e respeitados mestres do jazz", e que se prolonga até 27 de outubro.

Hoje, Mark Guiliana, que já colaborou com Avishai Cohen, Brad Mehldau, David Bowie e Matisyahu, entre outros, sobe ao palco seixalense fazendo-se acompanhar pelo contrabaixista Chris Morrissey, o pianista Fabian Almazan e o saxofonista Jason Rigby, músicos com os quais gravou o álbum 'Jersey' (2017).

Na sexta-feira, o baterista português José Salgueiro apresenta o seu mais recente projeto, Transporte Colectivo. Além de Salgueiro, o quinteto é constituído por João Paulo Esteves da Silva, ao piano, Guto Lucena, no saxofone e clarinete baixo, Cícero Lee, no contrabaixo, e Mário Delgado, na guitarra.

O Aaron Parks Trio toca no sábado, sublinahndo a organização que "o pianista de Seattle tem estado na linha da frente da exploração das fronteiras do jazz, e chamou a atenção quando fez parte da formação do veterano trompetista Terence Blanchard".

O trio do saxofonista e compositor Kuba Wiecek, formado por Michal Baranski, no contrabaixo, e Lukasz Zyta, na bateria, toca a 24. No dia seguinte, toca o quarteto italiano Roots Magic, composto por Alberto Poppolla (clarinetes), Errico De Fabritiis (saxofone alto), Gianfranco Tedeschi (contrabaixo) e Fabrizio Spera (bateria).

No penúltimo dia, em cartaz está o projeto conjunto do contrabaixista João Hasselberg e do guitarrista Pedro Branco, "explorando um universo formado por composições de ambos". Os músicos fazem-se acompanhar de outros três "notáveis do panorama jazz e alternativo da música nacional, Afonso Cabral (voz), Afonso Pais (guitarra) e João Lencastre (bateria)".

A pianista Clara Bley, que também atua no Jazz ao Centro, com o seu trio, encerra o certame, atuando com Andy Sheppard, no saxofone, e Steve Swallow no contrabaixo.

A organização aponta Bley como "uma das verdadeiras livre pensadoras do jazz".

A revista Down Beat referiu-se ao seu mais recente álbum, "Andando el Tiempo", como "uma obra-prima".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório