Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Mais estreias e mais cinema português no festival DocLisboa

O Festival Internacional de Cinema DocLisboa começa hoje e propõe, durante dez dias, dezenas de filmes que ajudam a compreender a atualidade e dão a conhecer novas propostas em torno do documentário.

Mais estreias e mais cinema português no festival DocLisboa
Notícias ao Minuto

09:45 - 18/10/18 por Lusa

Cultura Começa hoje

À 16ª. edição, o DocLisboa cumpre dois objetivos importantes, como afirmou uma das diretoras, Cíntia Gil, aos jornalistas: "Continuar a ser um local de referência para apresentação de filmes portugueses" e "continuar a ser um festival pertinente e relevante internacionalmente".

"O festival só tem pertinência quando o meio, do qual nasce e no qual se insere, o reconhece", disse.

O DocLisboa reparte-se por vários programas, como a primeira retrospetiva portuguesa dedicada ao cineasta colombiano Luis Ospina, o ciclo sobre o cinema documental que, simbolicamente, é atravessado pelo rio Eufrates, ou a secção 'Heartbeat', que documenta a música e outras artes performativas.

Do cinema português, serão mostrados filmes como 'Alis Ubbo', de Paulo Abreu, e 'Avenida Almirante Reis em 3 andamentos', de Renata Sancho, ambos sobre Lisboa, 'Terra Franca', de Leonor Teles, e dois filmes de Jorge Cramez: 'Antecâmara', que integra a competição internacional, e 'Actos de Cinema'.

Da produção estrangeira, serão mostrados 'Fahrenheit 11/9', de Michael Moore sobre a administração de Donald Trump, 'O plano', de Steve Sprung, sobre trabalho, e 'The Silence of others', olhar de Almudena Carracedo e Rovert Bahar sobre vítimas do franquismo, em Espanha.

'Their own republic', de Aliona Polunina, e 'Yol: The full version', de Yilmaz Guney e Serif Goren, dois filmes pelos quais o DocLisboa disse ter sofrido pressões por parte das embaixadas da Ucrânia e da Turquia, também fazem parte da programação.

Na secção 'Heart Beat' foram incluídos 'Friedkin Uncut', de Francesco Zippel sobre o realizador de 'O exorcista', mas também documentários sobre os Depeche Mode, sobre a editora Blue Note ou sobre o violoncelista Rostropovich, e ainda uma homenagem a Aretha Franklin com 'The blues brothers', de John Landis.

O DocLisboa abre hoje na Culturgest com 'The Waldheim Waltz', de Ruth Beckerman, que estará presente na sessão.

O encerramento, no dia 28, será com 'Infinite Football', de Corneliu Porumboiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório