Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

'Torto Arado', do escritor Itamar Vieira Junior, vence Prémio LeYa

'Torto Arado', do escritor brasileiro Itamar Vieira Junior, é o romance vencedor do Prémio LeYa de Literatura, no valor monetário de 100 mil euros, com edição prevista pelo grupo editorial, anunciou hoje Manuel Alegre, que presidiu ao júri.

'Torto Arado', do escritor Itamar Vieira Junior, vence Prémio LeYa
Notícias ao Minuto

12:13 - 17/10/18 por Lusa

Cultura Literatura

O Prémio LeYa de Literatura é o maior galardão para uma obra inédita escrita em língua portuguesa, e o júri desta 10.ª edição, contou com os novos membros, a escritora angolana Ana Paula Tavares, a jornalista e crítica literária portuguesa Isabel Lucas e o editor, jornalista e tradutor brasileiro Paulo Werneck, que substituíram o escritor angolano Pepetela e os professores e críticos brasileiros José Castelo e Rita Chaves, que saíram.

Além do escritor Manuel Alegre, que mantém a presidência do júri desde o início, continuam também a fazer parte Lourenço do Rosário, professor de Letras e ex-reitor da Universidade Politécnica de Maputo, José Carlos Seabra Pereira, professor de Literatura Portuguesa na Universidade de Coimbra, e o escritor e poeta Nuno Júdice.

O júri reuniu-se na terça-feira e hoje na sede do grupo LeYa, em Alfragide, no concelho da Amadora, nos arredores de Lisboa.

Ao galardão candidataram-se, este ano, 348 originais provenientes de 13 países, a maioria, de Portugal e Brasil, embora tenham chegado "obras de países tão diversos como Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, China ou até mesmo da Islândia", segundo o grupo editorial.

No ano passado, o vencedor foi o romance 'Os Loucos da Rua Mazur', de João Pinto Coelho.

O galardão foi atribuído pela primeira vez em 2008, ao brasileiro Murilo Carvalho, pelo romance 'O Rastro do Jaguar', e por duas vezes não teve vencedor - em 2010 e em 2016 -, dada a qualidade dos originais a concurso, segundo justificou então o júri.

'O Olho de Hertzog', de João Paulo Borges Coelho, venceu o prémio em 2009, 'O Teu Rosto Será o Ultimo', de João Ricardo Pedro, em 2011, 'Debaixo de Algum Céu', de Nuno Camarneiro, foi o vencedor em 2012, ao qual se sucedeu 'Uma Outra Voz', de Gabriela Ruivo Trindade, em 2013. Em 2014 venceu o romance 'O Meu Irmão', de Afonso Reis Cabral, e, em 2015, 'O Coro dos Defuntos', de António Tavares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório