Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Mais antigo festival de teatro de amadores abre em Évora na sexta

Seis espetáculos e o lançamento de um livro compõem o programa da 25.ª edição do Festival de Teatro de Amadores de Évora (FESTAE), considerado o mais antigo do género no país, que começa na sexta-feira.

Mais antigo festival de teatro de amadores abre em Évora na sexta
Notícias ao Minuto

13:18 - 17/10/18 por Lusa

Cultura Espetáculo

O histórico festival, que teve a sua primeira edição em 1965, decorre até dia 29 deste mês e é organizado pela Sociedade Operária de Instrução e Recreio (SOIR) Joaquim António d'Aguiar.

"Do teatro, amador ou profissional, passando pela poesia, com a apresentação da última obra de Filipe Chinita, e ainda pelas marionetas, o FESTAE continua a afirmar-se como uma importante marca cultural no território", assinalou hoje a organização.

As sete iniciativas programadas para os 10 dias desta 25.ª edição do evento, segundo a SOIR, distribuem-se por diversos espaços da cidade de Évora.

O cartaz arranca, na sexta-feira, com "Agostinho e Felicidade", um espetáculo de teatro de rua e formas animadas pelo grupo Boca de Cão, na Praça do Giraldo, às 17:30.

"H2Ode", a partir da "Ode Marítima", de Álvaro de Campos, numa coprodução da Sociedade Harmonia Eborense e dos Meninos da Graça_Plataforma de Criação Artística, é a proposta para dia 23, às 21:30, na sede da SOIR.

No FESTAE está também incluída, no dia 24, às 21:30, no Teatro Garcia de Resende, a representação da comédia "Fantasmas?", a partir de um texto do dramaturgo italiano Eduardo de Filippo, numa coprodução do Centro Dramático de Évora (Cendrev) e do TEatroensaio, do Porto, que estreou no início deste mês em Évora.

"Vermelho Eu - Colectiva.mente por esse Alentejo a.fora", o 10.º livro de poesia da autoria de Filipe Chinita, é lançado no dia 25, às 18:30, na SOIR.

No dia seguinte, A Bolha -- Companhia de Teatro com Marionetas promete encantar "miúdos e graúdos" com espetáculos nas sedes das freguesias da Malagueira (10:30) e do Bacelo (18:30), adaptando textos de Hans Christian Andersen.

Do programa consta também o espetáculo "As minhas mais... Marionetas", que a companhia Trulé -- Investigação de Formas Animadas apresenta no dia 27, às 15:30, na sede da Associação Humanidade e Respeito Idosos de Évora

O 25.º FESTAE encerra, no dia 29, às 21:30, com a mais recente produção teatral do grupo cénico da SOIR Joaquim António d'Aguiar, "As Espingardas da Senhora Carrar", de Bertolt Brecht.

O Festival de Teatro de Amadores de Évora conta com os apoios da câmara, da Direção Regional de Cultura do Alentejo e de diversas freguesias da cidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório