Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

'Identidades', novo livro de Francis Fukyuama, chegou às livrarias

O cientista político “escreve para alertar que a política internacional é dominada por eleitores que consideram terem sido desconsiderados na sua dignidade".

'Identidades', novo livro de Francis Fukyuama, chegou às livrarias
Notícias ao Minuto

23:30 - 16/10/18 por Filipa Matias Pereira

Cultura Publicações

'Identidades' é o novo livro de Francis Fukyuama que chegou esta terça-feira às livrarias nacionais, quase em simultâneo com a publicação nos EUA, numa edição da Dom Quixote.

O cientista político, nesta sua obra, “escreve para alertar que a política internacional é dominada por eleitores que consideram terem sido desconsiderados na sua dignidade: étnica, nacional, religiosa, sexual. Aquela a que chama ‘política de ressentimento’ dirige, no seu entender, as democracias europeias e americana”, refere o comunicado enviado às redações.

Recorde-se que já em 2014, o autor tinha defendido que as instituições norte-americanas e globais estavam em decadência, pois o Estado estava cada vez mais refém de grupos de interesse poderosos. Passados dois anos, a sua previsão ganhou relevância com a subida ao poder de políticos anti-sistema, “cujo nacionalismo económico e tendências autoritárias vieram desestabilizar a ordem internacional vigente”.

Na obra disponível a partir de hoje, Fukuyama reflete sobre “as exigências de identidade que ditam muito do que se está a passar na política mundial do nosso tempo. O reconhecimento universal, no qual se baseia a democracia liberal, tem sido cada vez mais posto em causa por formas de reconhecimento crescentemente circunscritas baseadas na nação, religião, etnia e género. Daqui resulta o populismo anti-imigração, o ressurgimento do Islão politizado, o fracturante 'liberalismo identitário' das universidades e a emergência dos nacionalismos"

Recorde-se que Francis Fukuyama é investigador-principal Olivier Nomellini no Freeman Spogli Institute for International Studies.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório