Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Abertas inscrições para Prémio Sofia Estudante 2018

A Academia Portuguesa de Cinema anunciou hoje a abertura das inscrições para o Prémio Sofia Estudante 2018, que terá os três primeiros classificados anunciados a 13 de dezembro, numa cerimónia a realizar no Teatro Municipal Rivoli, no Porto.

Abertas inscrições para Prémio Sofia Estudante 2018
Notícias ao Minuto

14:29 - 10/10/18 por Lusa

Cultura Academia

Trata-se da quinta edição do Prémio Sofia Estudante, iniciativa que visa promover a realização de curtas-metragens junto de estudantes do ensino superior universitário e técnico, com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

As candidaturas decorrem até 2 de novembro, podendo os estudantes inscrever-se através do site, enviando duas obras, com a duração máxima de 20 minutos.

O prémio abrange as categorias de Ficção, Documentário, Animação e Experimental.

Este ano, pela primeira vez, será também entregue o Prémio Sophia Estudante para Melhor Cartaz.

No dia 2 de novembro, serão revelados os nomeados e, a 13 de dezembro, serão conhecidos os três primeiros classificados para cada uma das categorias identificadas, que receberão um certificado. O primeiro lugar de cada categoria receberá também um troféu Sophia Estudante.

Todos os premiados de dia 13 de dezembro ficam ainda apurados para a primeira triagem do Júri dos Prémios Sophia e quatro deles serão escolhidos como nomeados na Cerimónia dos Prémios Sophia, a acontecer em março de 2019.

A curta-metragem vencedora do primeiro lugar é premiada com cinco mil euros pela NOS, com material de iluminação pela Cinemate e com material de imagem pela PLANAR, para a produção de uma nova 'curta'.

A quinta edição dos Sophia Estudante contará com duas 'masterclasses' subordinadas ao tema 'O Som no Cinema'.

A primeira será dada por Nelson Ferreira, o editor de som lusodescendente nomeado para os Óscares de 2018, na categoria de Melhor Edição de Som, pelo filme 'A Forma da Água'.

A segunda 'masterclasse' ficará a cargo de Tom Fleishman, misturador de som (re-recording mixer) nova-iorquino, cinco vezes nomeado para os Óscares, e vencedor da edição de 2012, na categoria de Melhor Edição de Som, pelo filme 'A Invenção de Hugo', de Martin Scorsese.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório