Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

'Batman: Damned' vai ter nova edição por causa do pénis do Dark Knight

A DC decidiu reavaliar os próximos livros com o selo Black Label devido à polémica gerada em torno dos genitais do Batman. Quem tem um comic da primeira edição possui um objeto de colecionador.

'Batman: Damned' vai ter nova edição por causa do pénis do Dark Knight
Notícias ao Minuto

11:45 - 10/10/18 por Fábio Nunes

Cultura BD

O universo dos comics e de fãs do Batman ficou em choque com o primeiro número de ‘Batman:Damned’, um dos livros com o selo Black Label da DC, uma linha mais adulta de histórias que a editora norte-americana publica. O comic foi lançado no dia 19 de setembro e, pela primeira vez, o vigilante de Gotham surgiu tal como veio ao mundo. Nada a esconder. E pela reação e polémica que espoletou, aparentemente isso foi um problema.

A qualidade de mais um trabalho da dupla Brian Azzarello/Lee Bermejo ficou em segundo plano perante o do pénis de Bruce Wayne/Batman. Segundo o IGN, a polémica que a nudez do Dark Knight poderia provocar já teria sido antecipada pela DC que decidiu censurá-la no lançamento da versão digital de ‘Batman: Damned’. Assim, a versão digital já cobre o pénis do Batman com uma sombra negra.

A editora decidiu publicar uma nova edição do primeiro número de ‘Batman:Damned’ com a mesma alteração. Decisões que desde logo colocam em causa o selo Black Label, que pretende dar maior liberdade artística aos criadores, sem restrições. A DC estará agora a reavaliar futuros comics com este selo.

Notícias ao MinutoA capa do 'Batman: Damned' nº 1© DC Comics

“Houve alguns erros de produção que levaram o livro a ser publicado como foi… isso tornou-se uma grande história. Mas, felizmente, as pessoas ficaram muito satisfeitas com a história e o conteúdo, a bela arte. Os leitores identificam-se com a história que o Brian e o Lee criaram. Certamente, fez-nos refletir no que é a Black Label e pensar se estes elementos acrescentam algo à história. Isso é algo que vamos ter em conta a partir de agora”, disse Jim Lee, co-editor da DC Comics, ao Polygon.

Dan DiDio, outro co-editor, foi mais longe. “É algo que desejávamos que nunca tivesse acontecido”.

Notícias ao MinutoA versão já censurada da nudez polémica de Batman© DC Comics

Com uma nova edição a ser impressa, os comics edição original e sem censura do número um de 'Batman: Damned' passam a ser considerados objetos de colecionador. O que significa que a procura por estes números disparou de forma exponencial e, como sucede nestes casos, o seu valor também. Portanto, um livro que custou seis euros está agora à venda no eBay por mais de 260 euros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório