Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Djass Arte promove culturas africanas e afrodescendentes em Arroios

Durante três dias, o Mercado de Culturas, em Arroios, recebe o Djass Arte, com um leque bastante variado de atividades, que vão desde o cinema, à música, passando pela dança e por atividades infantis. A entrada é gratuita.

Djass Arte promove culturas africanas e afrodescendentes em Arroios
Notícias ao Minuto

21:30 - 09/10/18 por Pedro Bastos Reis

Cultura Lisboa

O Mercado de Culturas, em Arroios, Lisboa, recebe nos próximos dias 12, 13 e 14 de outubro a 3.ª edição da Djass Arte – Mostra de Criadores/es Africanas/os e Afrodescendentes.

Esta iniciativa da Djass “tem como objetivos principais contribuir para a promoção e valorização das culturas africanas e afrodescendentes, dar visibilidade aos trabalhos das/os criadoras/es participantes, promover um espaço de encontro e troca de experiências e fomentar o debate em torno de questões ligadas à criação artística e cultural, à afrodescendência, ao racismo, ao colonialismo e outros temas relacionado”, conforme descrito no comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Entre as atividades que decorrem ao longo de sexta-feira, sábado e domingo, sempre gratuitas, há uma mostra de cinema afrodescendente, com a exibição de seis filmes, e concertos no palco da Djass Arte, que recebe o rapper Synik e o pianista Karlos Rotsen (sexta-feira) ou César Burago (domingo).

No sábado, para além da primeira parte da exibição de cinema afrodescendente, destaque para o workshop de kizomba com Noé João, assim como atividades para crianças, que se prolongam no domingo. Entre as atividades para os mais pequenos, é de realçar a recriação de uma lenda tradicional ruandesa com materiais reciclados.

Durante os três dias do evento, haverá ainda uma exposição coletiva de artes plásticas e visuais, dança, teatro e bancas de venda de livros, artesanato, vestuário e acessórios.

Um dos pontos altos do evento será, logo após a inauguração,  conversa sobre o jornalista e escritor português afrodescendente Mário Domingues, uma das vozes críticas do colonialismo português.

A inauguração do Djass Arte é na sexta-feira, às 18h30, com uma sessão de boas vindas, e o encerramento acontece no domingo, às 20h00. Mais informações sobre o evento podem ser consultadas na página oficial do mesmo no Facebook.

Notícias ao MinutoCartaz da  3.ª edição da Djass Arte – Mostra de Criadores/es Africanas/os e Afrodescendentes© Djass 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório