Fotografia de José Goulão vence prémio internacional da AMAN

Uma fotografia da autoria do fotojornalista José Goulão, da Agência Lusa, tirada durante um resgate de migrantes no Mediterrâneo, ganhou o prémio de melhor foto de 2018 da Aliança de Agências de Notícias do Mediterrâneo (AMAN), foi hoje anunciado.

Notícia

© iStock

Lusa
09/10/2018 16:53 ‧ 09/10/2018 por Lusa

Cultura

Prémios

Segundo a informação disponível na página eletrónica da AMAN, a fotografia foi tirada em 27 de outubro de 2017, ao largo da costa de Pozzallo, na Sicília, durante uma missão que a agência Lusa acompanhou no Mediterrâneo a bordo de uma fragata da Marinha Portuguesa.

De acordo com José Goulão, é uma foto de "um barco com migrantes que vinha da Líbia para Lampedusa, com 48 pessoas, entre elas uma mulher e uma criança", e "dá conta do momento em que a criança é retirada da embarcação pelos fuzileiros".

Os migrantes foram entregues às autoridades italianas 19 horas após terem sido resgatados da embarcação onde seguiam, que corria risco de incêndio.

O prémio da AMAN - um diploma, uma placa comemorativa e 500 dólares (cerca de 436 euros) - foi entregue pelo Comissário Europeu para as Migrações, Dimitris Avramopoulos, em Cape Sounion, na Grécia, durante a assembleia-geral da organização.

Notícias ao MinutoFoi com esta fotografia que o português conquistou o prémio internacional© José Sena Goulão - Agência LusaCada uma das agências noticiosas pode concorrer anualmente com uma foto.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas