Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Património artístico italiano em foco a partir de hoje em Lisboa

O património artístico italiano contemporâneo vai estar em foco entre hoje e sábado através de debates, conferências, exposições e outras atividades no Centro Cultural de Belém e no Instituto Italiano de Cultura, em Lisboa.

Património artístico italiano em foco a partir de hoje em Lisboa
Notícias ao Minuto

07:47 - 08/10/18 por Lusa

Cultura Artes

Trata-se da 'Primeira Semana do Contemporâneo -- Italian Contemporary Art', organizada pelo Instituto Italiano de Cultura (IIC) de Lisboa, sob a égide da Embaixada de Itália em Portugal.

Organizada pela rede diplomática italiana, o evento acontece em simultâneo em vários países, e explora as diferentes linguagens artísticas, da pintura à escultura, do vídeo às instalações, da fotografia ao design.

O programa da 'Primeira Semana do Contemporâneo -- Italian Contemporary Art' decorre no Centro Cultura de Belém (CCB) e no IIC, e inclui várias iniciativas, nomeadamente a exposição 'Forma Mentis', que estará patente até 30 de novembro.

A aula aberta 'Sironi novecento e a monumentalidade na arte entre as duas guerras', pela professora Elisabetta Maino, especialista em História da Arte Italiana e Arquitetura, que decorrerá na terça-feira, às 11:00, no IIC.

Na quarta-feira, às 19:30, na ex-Capela do IIC Lisboa, é inaugurada a exposição 'Forma Mentis', da artista Paola Pezzi, cujas obras se caracterizam por uma forte componente manual.

A artista estreou-se no final da década de 1980 com esculturas trabalhadas com modalidades pictóricas, materiais contemporâneos (poliuretano, espuma, telas), e lançou-se na pintura no final dos anos 1990.

Em 2000 passou a realizar esculturas, assemblagens criadas com um mostruário de objetos retirados da realidade (cortiça, madeira, feltro), usando o material pictórico (lápis de cor, lápis de cera, carvão, borracha, paletes de pintar), e materiais da vida quotidiana (palhinhas, palitos, franjas, cotonetes, fósforos, canelas de costura).

Também a 10 de outubro, às 18:30, o IIC Lisboa acolhe a conferência 'O passado perante o presente -- as experimentações do contemporâneo nos Museus da Região Campania', pela diretora do Polo Museale della Campania, Anna Imponente.

O Polo Museale della Campania agrega 28 entidades culturais diferentes, entre museus, sítios arqueológicos, cartuxas e residências históricas, os quais Anna Imponente tem incentivado a que se assumam também como lugares de excelência para a difusão da arte contemporânea italiana, indica a organização do evento.

Em Portugal, a 'Primeira Semana do Contemporâneo -- Italian Contemporary Art', foi antecipada com a inauguração, a 14 de setembro, da exposição 'Flores do Mar', da artista Bruna Esposito, no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, onde pode ser visitada até 25 de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório