Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto

Prepare a agenda, que o fim de semana está de volta e é prolongado, com o feriado de amanhã.

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto
Notícias ao Minuto

14:00 - 04/10/18 por Fábio Nunes

Cultura Agenda Cultural

Os meses de verão tão prolíficos em ofertas culturais saíram de cena. Mas outubro subiu ao palco e com ele traz uma programação cultural muito variada e gratuita na Grande Lisboa e no Grande Porto.

O cinema e a diversidade étnica estão em destaque na Invicta. Este fim de semana decorre a 5.ª edição da MICAR - Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista. O grande ecrã no Teatro Rivoli vai exibir filmes de minorias e alguns são mesmo imperdíveis. 

Em Lisboa há uma exposição que explora outros sentidos que não a visão. Chama-se 'Ver com outros olhos', vai estar na Fundação Calouste Gulbenkian e dá ênfase ao trabalho desenvolvido com pessoas cegas ou com baixa visão. 

Conheça as nossas outras propostas amigas do seu bolso e planeie o seu fim de semana cultural. 

Grande Lisboa

Lisbon International Contemporary Exhibition

O Atelier Natália Gromicho acolhe a 5ª edição da exposição internacional que apresenta uma seleção de artistas de todo o mundo. Neste 5º aniversário vão apresentar uma grande variedade de expressões artísticas, como Fotografia, Escultura, Pintura, Instalação e algumas surpresas... Olivia Moelo, Domingo Parada, Nancy Woolf-Petty John, Carlo Benocci e Yoku Yu são alguns dos artistas que vão partipar no evento deste ano. Pode saber mais sobre este evento aqui

Quando De 6 a 12 de outubro das 15h00 às 00h00
Onde Atelier Natália Gromicho, Rua da Misericórdia, nº 14

Flea Market Alcântara  

O primeiro sábado de cada mês é uma data especial para quem gosta de comics. Uma oportunidade para os coleccionadores tentarem comprar mais um livro ou uma figura. Mas nesta feira também pode vender alguns comics, mangas ou jogos que já não queira. É organizada pela Gateway City Comics em conjunto com a Junta de Freguesia de Alcântara. Se quiser ter um espaço reservado para expor os seus produtos, deve inscrever-se previamente através do seguinte email: ruteserra@gatewaycitycomics.pt. As inscrições são limitadas ao espaço existente.

Quando 6 de outubro entre as 10h00 e as 18h00
Onde Largo adjacente à rua de Alcântara

Concerto no Museu Calouste Gulbenkian 

O átrio do Museu Calouste Gulbenkian é palco de concertos gratuitos no primeiro domingo de cada mês. Este domingo o pianista Daniel Cunha vai tocar obras de Alfredo Napoleão e Enrique Granados. O concerto vai decorrer às 12h00. Pode consultar o programa aqui.   

Colombo Virtual

Até dia 14 de outubro ir ao centro comercial Colombo pode ser o caminho para outra dimensão… em família! A praça junto à loja da Worten recebe quatro jogos de realidade virtual, com a mais inovadora tecnologia inspirada em Inteligência Artificial, que alia o melhor do gaming, potenciando a criatividade e diversão dos jogadores, numa experiência virtual gratuita.

Waze na Fnac

O artista que já conta com mais de 20 milhões de visualizações no YouTube dá a conhecer Karma, o álbum de rap português mais destacado em 2018. Para ouvir na Fnac do Vasco da Gama no sábado às 17h00. Mais tarde, às 22h00, nova oportunidade desta vez na Fnac do Almada Fórum.

Ver com outros olhos

A exposição pretende explorar diferentes processos de interpretação das obras, através de outros sentidos que não a visão – tacto, audição –  por forma a facilitar o acesso de pessoas portadoras de deficiência visual às artes. A exposição ilustra o trabalho desenvolvido com pessoas cegas ou com baixa visão, de incentivo à expressão pessoal e artística, por meio da fotografia. Esta exposição mostra o trabalho fotográfico realizado por pessoas com deficiência visual. Com recurso a imagens tácteis com audiodescrição, é acessível a um público cego ou com baixa visão. A exposição 'Ver com outros olhos' vai estar patente no edifício sede da Fundação Calouste Gulbenkian até ao dia 12 de novembro.

Grande Porto

Encontro com Anna Todd na Fnac

Não perca a oportunidade de marcar presença no lançamento do livro 'As Estrelas Mais Brilhantes' de Anna Todd, a autora best seller da colecção 'After'. Os fãs podem ficar a saber mais sobre este novo livro e conhecer de perto a escritora. Anna Todd vai estar hoje na Fnac do NorteShopping às 17h00. 

10º Aniversário do Mar Shopping 

O Mar Shopping celebra uma década de vida e decidiu oferecer várias prendas de cariz cultural a quem passar por lá até ao dia 21 de outubro. Este sábado às 21h30 a Orquestra de Jazz de Matosinhos dá um concerto. Pode consultar aqui a restante programação.

MICAR - Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista 

Esta é a 5ª edição da MICAR, uma mostra que através do cinema pretende dar voz e imagem às minorias. Entre os destaques da programação está, pela primeira vez, um filme sobre o conflito israelo-palestiniano, 'Road to apartheid', uma obra de 2012 realizada pela sul-africana Ana Nogueira e pelo israelita Eron Davidson. De realçar ainda a exibição do filme 'Vénus Negra', de 2010, realizado por Abdellatif Kechiche. O Teatro Rivoli acolhe a MICAR e a entrada é gratuita mediante levantamento de bilhete. Eis a programação

Há música no Mercado do Bom Sucesso

O Mercado do Bom Sucesso continua a dar música. Este sábado, pelas 22h, os ritmos brasileiros vão invadir este mercado através da flauta de Chico Bastos, desta vez em formato de quarteto. O artista, também sempre inseparável do seu cavaquinho, atua no nosso palco com um acompanhamento que dará ao concerto energia de sobra para a sonoridade mais alegre do Samba, Bossa Nova e MPB.

Dominguinhos no MAR Shopping

O MAR Shopping continua a dar-nos Dominguinhos, manhãs de domingos com animação a pensar na pequenada. Este domingo há Atelier de Artes Plásticas - Uma coleira para o meu animal preferido. É gratuito mas será necessário fazer a inscrição. Clique aqui

Portobello... Porto Belo

Todos os sábados,o histórico e mundialmente conhecido mercado londrino de Portobello tem uma versão a pensar no 'relax' na Invicta. Eis o Porto Bello, que conta com bancas variadas. As compras terão de ser pagas com o esforço da carteira, o passeio nem por isso.

Onde Praça Carlos Alberto
Quando Todos os sábados, entre as 10h e as 19h

Bom fim de semana e boas ofertas culturais!

Recomendados para si

;
Campo obrigatório