Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Dia Europeu das Línguas comemorado no Folio

O Folio -- Festival Literário Internacional de Óbidos assinala no sábado o Dia Europeu das Línguas com um dia de atividades em idiomas à escolha dos participantes, ciclos de cinema, música e lançamento de livros.

Dia Europeu das Línguas comemorado no Folio
Notícias ao Minuto

22:00 - 28/09/18 por Lusa

Cultura Óbidos

Participar em mini-conversas ('speak dating') de cinco minutos, numa língua à escolha, ou testar os conhecimentos linguísticos em várias línguas europeias são algumas das atividades que os visitantes de Óbidos poderão realizar, no sábado, no âmbito do Dia Europeu.

A data será este ano comemorada em Portugal, integrada no programa do Folio -- Festival Literário Internacional de Óbidos, que decorre na vila medieval até ao dia 07 de outubro.

Promovido pela EUNIC (European Union National Institutes For Culture), com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal e da Câmara Municipal de Óbidos, o evento, de entrada gratuita, permitirá contactar com 14 línguas europeias: alemão, checo, croata, espanhol (castelhano, catalão e galego), finlandês, francês, gaélico, georgiano, grego, italiano, inglês, polaco, português e romeno.

Numa nota de imprensa, a organização divulgou que o "programa cultural diversificado e de atividades para toda a família" inclui ainda jogos, danças para adultos e crianças, e a projeção de curtas-metragens de origem europeia, assim como do filme mudo "Cenere" ("Cinzas"), de Febo Mari (1916), acompanhado de música jazz ao vivo, por Giovanni Ceccarelli (piano) e Marcello Allulli (sax).

Haverá ainda a possibilidade de participar num jogo de futebol gaélico e assistir ao concerto do jovem violoncelista austríaco Lukas Lauermann.

Visitar a exposição "Palavra de Honra", de Juan Viva, e as mostras croatas e polacas sobre a presença da Língua Portuguesa no Mundo, são outras das propostas para o dia em que "tambores e gaitas de foles galegas ecoarão pelas ruas de Óbidos", pode ler-se na mesma apresentação.

No âmbito do Dia Europeu das Línguas haverá ainda lugar ao lançamento da edição especial comemorativa do Ano Europeu do Património Cultural da Antologia "Literatura-Mundo Comparada II: O Mundo Lido: Europa", do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e da versão portuguesa do livro "Cinzas" (1904), de Grazia Deledda (escritora italiana distinguida com o Nobel da Literatura em 1926), publicada pela Sibila Publicações, e apresentada pela escritora Inês Pedrosa.

As atividades do Dia Europeu das Línguas estão concentradas na Praça de Santa Maria, na Casa José Saramago, na Livraria Santiago, na Casa da Música, na Livraria do Mercado e no Terreiro da vila de Óbidos.

O Dia Europeu das Línguas foi instituído no Ano Europeu das Línguas, em 2001, por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, com o objetivo de celebrar e preservar a diversidade linguística como uma riqueza do património comum da Europa. Este ano o evento é realizado também no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Património Cultural.

Dividido em cinco capítulos (Autores, Folia, Educa, Ilustra e Boémia), o Folio -- Festival Literário Internacional de Óbidos decorre na vila até ao dia 07 de outubro.

O evento proporciona 831 horas de programação que envolverão 554 participantes diretos, entre autores, pensadores, artistas e criativos, distribuídos por 26 mesas de escritores, 25 concertos e 13 exposições, num programa com mais de 185 atividades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório