Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Poema inédito de Sophia é editado na coleção áudio 'Dizem os poetas...'

O poema 'Príncipe Estranho', de Sophia de Mello Breyner Andresen, até hoje inédito, é editado pela primeira vez no âmbito da coleção de CD 'Dizem os poetas...', que reúne a poetisa e o escritor Jorge Sena, neste quinto volume.

Poema inédito de Sophia é editado na coleção áudio 'Dizem os poetas...'
Notícias ao Minuto

23:00 - 28/09/18 por Lusa

Cultura Poesia

A atual série 'Dizem os poetas...', iniciada em março último, recupera a coleção 'A Voz e o Texto', dedicada à poesia, destacando a coleção '...Diz Poemas da Sua Autoria', editada entre 1959 e 1975, pela Valentim de Carvalho (VC).

Neste novo projeto, a VC decidiu "atualizar a voz dos poetas nas vozes de alguns dos 'dizedores' mais expressivos de hoje, como Ana Brandão, Carla Bolito, Isabel Abreu, Miguel Loureiro, Pedro Lamares, Rui Portulez, Rui Spranger e Susana Menezes", segundo a apresentação da discográfica.

"Optámos por publicar os poemas fixados pelos poetas nas suas edições de referência, e seguir as declamações dos poetas nas atualizações feitas pelos 'dizedores'", segundo se lê na mesma nota.

Neste quinto volume, é dado à estampa o poema 'Príncipe Estranho', de Sophia de Melo Breyner Andresen (1919-2004), publicado no 'booklet' que acompanha o CD e dito pela voz da sua autora.

Na voz de Sophia estão também registados os poemas 'Pedido', 'Cante Jondo', 'Assassinato de Simonetta Vespucci','O Dia' os Pássaros', 'Primeiro Homem', 'Marinheiro sem Mar' e 'Navio Naufragado'.

Jorge de Sena (1919-1978) diz os Sonetos VII e XXI, de 'As Evidências', e o último, de 'Quatro Sonetos a Afrodite Anadiómena', assim como os poemas 'Quem a Tem', 'De Passarem Aves', 'Uma Pequenina Luz', 'Carta a Meus Filhos sobre 'os Fuzliamentos de Goya', 'O Balouço de Fragonard' e 'A Piaf'.

O CD 'Sophia de Melo Breyner Andresen & Jorge de Sena', que chega hoje ao mercado, é apresentado na próxima terça-feira, às 22:00, na Loja do Povo, ao Cais de Sodré, em Lisboa, numa sessão em que participam Ana Maria Pereirinha, Manuel San Payo, Raquel Serejo Martins e Ricardo Figueiredo de Carvalho, acompanhado por Luís Bastos (clarinete e guitarra acústica).

Este CD conta com a participação dos 'dizedores' Isabel Abreu, Carla Bolito, Ana Brandão, Miguel Loureiro, Pedro Lamares, Susana Menezes, Rui Spranger e Rui Portulez, que coordena a série.

O disco inaugural desta série foi de David Mourão-Ferreira e, este mês, foi já editado o álbum que reúne Mário Cesariny e Graça Lobo.

Da série original fazem parte os poetas Alexandre O'Neill, José Carlos Ary dos Santos, Natália Correia e António Gedeão, entre outros, que irão "ser sucessivamente reeditados", segundo Portulez.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório