Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Atores com e sem deficiência em peça inspirada em crónica de Mia Couto

A 'Era uma vez Teatro', companhia de teatro que integra atores com e sem deficiência da Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC), estreia hoje a peça 'Viagens Cruzadas', inspirada na crónica "Os sete sapatos sujos" de Mia Couto.

Atores com e sem deficiência em peça inspirada em crónica de Mia Couto
Notícias ao Minuto

10:10 - 28/09/18 por Lusa

Cultura Palco

De acordo com a sinopse da peça, "o drama e a comédia misturam-se nesta história" que tem como objetivo levar o público "a pensar e refletir sobre os paternalismos de uma sociedade que olha a vida com benevolência falsa".

Em declarações à agência Lusa, a encenadora do 'Era uma vez Teatro', Mónica Cunha, acrescentou que o objetivo da peça é "falar do preconceito, do consumismo e da mudança de atitude", somando-se uma crítica às tecnologias, uma vez que "se aposta em tudo, mas ficam por fazer as pequenas coisas do dia.a-dia, como conversar".

A peça 'Viagens Cruzadas' estreia na Fábrica Social Fundação Escultor José Rodrigues, no Porto, pelas 21:30, e será reposta noutras salas ainda em datas a definir.

Mónica Cunha adiantou que a 'Era uma vez Teatro' tem atualmente 15 atores, com e sem paralisia cerebral, mas ao longo dos 22 anos de vida da companhia já passaram cerca de meia centena de artistas.

A encenadora rejeitou a expressão "teatro inclusivo", notando que dizer "inclusivo exclui automaticamente", porque "torna diferente circunstâncias e trabalhos iguais".

"Um ator com paralisia cerebral da Era uma vez Teatro trabalha tanto como um ator profissional. Nesta fase de ensaios e reta final para estreias, trabalharam das 09:00 à meia-noite. Não há diferença alguma. Naturalmente que o teatro traz mais autonomia e complementa a própria personalidade, mas isso é teatro, é igual para qualquer ator", frisou a encenadora.

Paralelamente ao espetáculo de hoje, a APPC promove uma mostra de artes visuais resultantes dos ateliês dos centros de atividades ocupacionais desta instituição que tem instalações nos concelhos do Porto e Gondomar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório