Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Depois da edição inglesa, autor lança versão portuguesa de conto infantil

Um livro infantil escrito pelo português Francisco Moreira mas publicado primeiro no Reino Unido vai ser lançado em língua portuguesa esta terça-feira com o objectivo de iniciar uma série com mais volumes.

Depois da edição inglesa, autor lança versão portuguesa de conto infantil
Notícias ao Minuto

08:33 - 24/09/18 por Lusa

Cultura Francisco Moreira

'Os Rumplings e a Aventura dos Sabores' vai ser editado pela Oficina do Livro, do grupo LeYa, um objetivo que deixa o autor, residente em Londres há sete anos, "muito feliz" por concretizar a publicação na sua língua materna.

"Não foi feita nenhuma adaptação para o mercado português. Mas aproveitei o momento em que estávamos a preparar novas ilustrações para fazer uma revisão ao texto original, e penso ter conseguido fazer algumas pequenas alterações para melhor, sem alterar a história", disse Moreira à agência Lusa.

Em 2017, quando lançou 'Rumplings: Age of Dawn', uma história de grupo de criaturas peludas que veneram a comida, fê-lo no idioma do país de acolhimento.

Ilustrado primeiro pela compatriota Maria Salgado, foi lançado após uma campanha de financiamento coletivo que recolheu cerca de 2.400 libras (cerca de 2.700 euros) e vendido em plataformas plataformas como Amazon, Waterstones e Foyles.

Notícias ao MinutoObra foi lançada agora em português e conta com as ilustrações de Luís Frasco© Oficina do Livro

A edição em português terá ilustrações de Luís Frasco, mas mantém as qualidades de inovação e de bons princípios que a editora da Oficina do Livro, Ana Lúcia Maduro, identificou.

"A Leya tem a preocupação de tentar sempre publicar novos autores interessantes e histórias que possam ser diferenciadoras, apelativas, que tenham mensagens que transmitam valores e que sejam bem construídas, de forma a cativar os leitores", disse à Lusa.

O local inusitado onde os Rumplings vivem, a barba de um humano, "pode ser motivo de risada, para outros de surpresa", admite.

"Mas, para nós, é certamente o ponto de partida para a criação de uma coleção que foge ao tradicionalismo e que pode prender o interesse dos mais pequenos", vincou a editora.

O autor vê na edição portuguesa uma oportunidade para escrever mais histórias e iniciar uma "série de referência, como são por exemplo os Smurfs [Estrunfes]".

Francisco Moreira afirma que, "se tudo correr bem e os Rumplings venderem bem em Portugal, um dos objectivos é conseguir uma editora no Reino Unido que possa fazer pelos Rumplings lá o que a LeYa está a fazer cá".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório