Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Quénia escolhe 'Rafiki' sobre amor homossexual para Óscares

'Rafiki', da realizadora Wanuri Kahiu, será o candidato do Quénia a uma nomeação para os Óscares, depois de o Supremo Tribunal do país ter levantado a proibição de exibição.

Quénia escolhe 'Rafiki' sobre amor homossexual para Óscares
Notícias ao Minuto

19:37 - 21/09/18 por Lusa

Cultura Candidatura

O filme 'Rafiki' conta uma história de amor entre duas mulheres e foi censurado no Quénia, onde a homossexualidade é ilegal. No entanto, uma decisão judicial revelada esta sexta-feira suspendeu a proibição por sete dias, o que permitirá que a obra seja inscrita como candidata a uma nomeação para os Óscares.

Para que possa ser candidato aos prémios norte-americanos, o filme tem de ser exibido em sala no Quénia. Com a decisão judicial, 'Rafiki' será mostrado em alguns cinemas do país, entre os dias 23 e 29 deste mês, mas restringido apenas a adultos.

Banido no Quénia, 'Rafiki', primeiro filme de Wanuri Kahiu, teve estreia mundial em maio, no festival de cinema de Cannes, e já foi exibido noutros países.

Para o Conselho de Classificação de Filmes, a decisão do tribunal representa "um momento triste e um grande insulto não só para a indústria cinematográfica como para todos os quenianos que apoiam a moralidade".

Na rede social Twitter, a realizadora Wanuri Kahiu mostrou-se emocionada com a decisão: "Estou a chorar! Que alegria! A nossa Constituição é forte! Demos graças à liberdade de expressão! Conseguimos!".

A cerimónia dos Óscares está marcada para 24 de fevereiro. Os nomeados serão conhecidas semanas antes, a 22 de janeiro.

O candidato de Portugal a uma nomeação, para o Óscar de melhor filme estrangeiro, é 'Peregrinação', de João Botelho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório