Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Fadista Duarte apresenta novo álbum 'Só a Cantar' em Paris

O fadista Duarte inicia no sábado uma série de três atuações no Festival Culture au Quai, no Quai de la Loire, em Paris, para apresentação do seu mais recente CD, 'Só a Cantar', que definiu como um "álbum esperançoso".

Fadista Duarte apresenta novo álbum 'Só a Cantar' em Paris
Notícias ao Minuto

14:30 - 20/09/18 por Lusa

Cultura Fado

O álbum, o quarto da carreira do fadista, é editado esta semana em França, onde o criador de 'Mistérios de Lisboa' tem atuado regularmente, e onde voltará em novembro próximo para uma série de espetáculos com passagens pela La Courroie, em Avinhão, Salle Gaveau, em Paris, e pela Opéra-Théâtre de Clermont Ferrand.

Nesta série de três espetáculos em Paris, no âmbito do Festival Culture au Quai - sábado, às 17:30 locais, e no domingo, às 14:30 e 16:30 locais -, o criador de 'Que Fado é esse Afinal?' é acompanhado pelos músicos Pedro Amendoeira, na guitarra portuguesa, João Filipe, na viola, e Carlos Menezes, na viola baixo.

Questionado pela agência Lusa sobre a reação do público ao novo CD, Duarte afirmou: "As reações de algumas pessoas que me têm chegado, falam-me estas sobre um antigo que se faz novo".

"Quer a crítica, sobretudo francesa, quer o público em geral, faz-me chegar esta ideia de uma identidade contemporânea no meu trabalho, sem modernices, fusões ou perdas de identidade. A importância dos conteúdos, sem nos perdermos na ilusão da forma. As letras são também elas sublinhadas pela sua atualidade e pela sua linguagem, possibilitando cantar o meu tempo", acrescentou.

Do novo álbum, os temas que "parecem ter mais impacto" são 'Covers', 'Rapariga da Estação' e 'Dizem', afirmou o fadista e autor da maioria dos temas que interpreta, e que irá incluir também, no alinhamento destes espetáculos, fados de anteriores álbuns, designadamente, 'Mistérios de Lisboa' e 'Fado Escorpião'.

Em 'Covers', de sua autoria, e que canta no fado Pechincha, de João do Carmo Noronha, afirma que "Já não são fados, são 'covers'/ Imitações desalmadas/ Reproduções do destino/ Tantas vezes tão cantadas/ Esses que tentam viver/ Aquilo que outros viveram/ Acabam por se perder/ No tanto que não fizeram".

"Reflexões sobre o estado da arte [fadista]", declarou.

Duarte, natural de Évora, afirmou que neste novo trabalho "canta uma dimensão da condição humana que é estar só", bem diferente da solidão.

"Este álbum é mais esperançoso", obedecendo a "um conceito diferente que não é o de cantar o fim", como nos anteriores CD, mas "é mais positivo", pois "canta uma dimensão da condição humana que é a capacidade de estar só, bem diferente de estarmos em solidão, que é muito mais devastador", afirmou.

Este CD, insistiu o fadista, canta essa "capacidade de estar só, de partir só, de nos refazermos, de nos protegermos", disse, recordando os tempos de infância, em que cantava quando sentia medo.

Entre as duas séries de espetáculos em França, Duarte tem agendado atuações em Lisboa, nos dias 28 e 29 de setembro, no Festival Santa Casa Alfama, e na Casa do Alentejo, em Toronto, no Canadá, nos dias 18 e 20 de outubro, em que será acompanhado pelos músicos Pedro Amendoeira, na guitarra portuguesa, João Filipe, na viola, e Carlos Menezes, na viola baixo.

Duarte, psicólogo de profissão, estreou-se discograficamente com 'Fados Meus' (2004), ao qual se seguiu 'Aquelas Coisas da Gente' (2009). 'Só a Cantar' sucede a 'Sem Dor Nem Piedade' (2014).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório