Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

IX Festival Cantabile abre hoje em Lisboa com dois concertos

O IX Festival Cantabile, sob a direção artística da violetista Diemut Poppen, abre hoje, em Lisboa, com dois concertos, e decorre até ao próximo dia 28.

IX Festival Cantabile abre hoje em Lisboa com dois concertos
Notícias ao Minuto

08:30 - 20/09/18 por Lusa

Cultura Música

'As crianças de Bach' abre a programação do festival, hoje, às 11:00, no Colégio Nuno Álvares Pereira da Casa Pia de Lisboa, instalado no antigo Convento das Salésias, a Belém, apresentando um "programa especial reservado aos alunos de ensino integrado de música", segundo nota da organização.

À noite realiza-se um concerto no Convento dos Cardaes, ao Bairro Alto, preenchido pelas "Variações Goldberg", de Johann Sebastian Bach, transpostas para trio de cordas, interpretadas pela violinista Maria-Elisabeth Lott, a violoncelista Wen-Sinn Yang, e por Diemut Poppen, que assume também a direção artística.

Além de Diemut Poppen, Wen-Sinn Yang e Maria-Elisabeth Lott, o grupo de solistas do Cantabile é constituído por Natalia Prishepenko e Afonso Fesch (violino), Hayk Katchatyran e Pavel Gomziakov (violoncelo), Paolo Giacometti (piano), Pablo Barragán (clarinete) e Lyudmila Krasnyuk (viola d'arco).

A programação prossegue na próxima segunda-feira, no vestíbulo do Teatro Nacional de São Carlos, sob a direção de Diemut Poppen, com a interpretação de um programa constituído pela Sonata N.º 5 em Ré Maior, para violoncelo e piano, de Ludwig van Beethoven, "Fragmentos para clarinete solo", de António Pinho Vargas, e o Quinteto de Cordas em Sol Maior, de Johannes Brahms.

No dia 26, também às 18:00 e no mesmo cenário, o grupo de solistas do festival interpreta a Sonata em Dó Menor para Viola d'Arco e Piano, de Luigi Boccherini, Rapsódia para Clarinete, de Giacomo Miluccio, o Capricho N.º 24, numa versão para clarinete, de Niccoló Paganini, a versão para quarteto de cordas de "I Crisantemi", de Giacomo Puccini, e o sexteto "Souvenir de Florence", de Piotr Tchaikovsky.

O programa inclui ainda um concerto no Museu Nacional da Música, no dia 27, encerrando, no dia seguinte, com um concerto pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direção do maestro José Eduardo Gomes, sendo solistas Maria-Elisabeth Lott, Pavel Gomziakov e Diemut Poppen.

O programa é constituído pelo Concerto para Violoncelo, de Robert Schumann, o Concerto para Viola, de Béla Bartók, e o Concerto para Violino, de Beethoven.

O Festival Cantabile é uma iniciativa do Goethe Institute/Instituto Alemão, que se realiza em Lisboa e arredores, desde 2010.

Ao longo das oito edições, cerca de 14.000 pessoas assistiram aos mais de 50 concertos, em 15 palcos diferentes, das Ruínas do Carmo aos Palácios Nacionais de Sintra, Queluz e Mafra, segundo dados da organização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório