Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Festival de cinema de Foz Côa homenageia o produtor Paulo Branco

O Festival Internacional de Cinema de Foz Côa - Cinecôa, que decorre de 27 a 29 de setembro, vai homenagem o produtor cinematográfico Paulo Branco e apresentar 15 filmes oriundos de sete países, informou hoje a organização.

Festival de cinema de Foz Côa homenageia o produtor Paulo Branco
Notícias ao Minuto

21:00 - 19/09/18 por Lusa

Cultura Filmes

"A melhor maneira de iniciarmos a edição de 2018 do Cinecôa, é mesmo com uma homenagem ao produtor Paulo Branco, com exibição da longa-metragem 'Caderno Negro', realizado por Valeria Sarmiento", disse à Lusa, o programador do Cinecôa, António Valente.

O filme 'O Caderno Negro', uma coprodução luso-francesa realizada pela chilena Valeria Sarmiento e produzida por Paulo Branco, é inspirada na obra de Camilo Castelo Branco, e conta com a participação da atriz francesa Lou de Laâge, como protagonista, e dos portugueses Victoria Guerra, Catarina Wallenstein e Filipe Vargas. O filme será exibido no dia 27 de setembro.

A longa-metragem está também programada para o festival de cinema de San Sebastián, em Espanha, que decorre de 21 a 29 de setembro. A estreia portuguesa foi anunciada para 11 de outubro, pela Leopardo Filmes.

"Durante o Cinecôa, vamos ter oportunidade de ver pela primeira vez em Portugal, o filme 'O caderno Negro', até porque ele praticamente só é exibido em San Sebastián, o que algo mesmo muito novo", observou António Valente.

Durante o Cinecôa, haverá filmes de diversos pontos do globo como o Irão, Rússia, Brasil, Portugal e Espanha.

O Cinecôa promete uma forte ligação à música com a exibição do filme 'Uma Vida Sublime', de Luís Diogo, agendado para o dia 28 de setembro, que será seguida de um concerto dos Moonshiners.

"Neste filme a protagonista é Susie Filipe, também a bateristas dos Moonshiners", explicou o programador.

Dentro do campo musical, nas noites dos dias 28 e 29, haverá a aproximação da música e do cinema, que contará com a participação do maestro e compositor António Vitorino de Almeida.

De acordo com a organização, está previsto uma sessão com o documentário, 'Setembro - A Vida Inteira', de Ana Sofia Fonseca, "uma saga dócil sobre as famílias em Portugal que fazem vinho com amor".

As crianças terão um espaço de destaque ao longo do festival, com filmes de imagem real e de animação.

Organizado pelo município de Vila Nova de Foz Côa, o Cinecôa acontece desde 2011, ano da sua estreia, e já homenageou ou contou com a presença de figuras marcantes do cinema, como Manoel de Oliveira, Lisandro Alonso, Benoît Jacquot, Teresa Villaverde, António-Pedro Vasconcelos, Tino Navarro ou, mais recentenete, o cineasta britânico Hugh Hudson, realizador de 'Momentos de glória' e 'Greystoke - A Lenda de Tarzan', 'Altamira'. Paulo Branco é a personalidade em destaque, este ano.

A entrada é gratuita e são esperadas cerca de 3.000 pessoas, ao longo dos três dias em que descorre o festival cinematográfico do Douro Superior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório