Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Animação portuguesa candidata a nomeação aos prémios César

O filme de animação 'Entre sombras', de Alice Eça Guimarães e Mónica Santos, é candidato a uma nomeação para os prémios de cinema César, atribuídos pela academia francesa de cinema.

Animação portuguesa candidata a nomeação aos prémios César
Notícias ao Minuto

19:00 - 19/09/18 por Lusa

Cultura Cinema

De acordo com a Agência da Curta-Metragem, o filme concorre, juntamente com outras 11 produções, ao César de melhor curta de animação. As nomeações só serão conhecidas a 23 de janeiro.

'Entre sombras', que venceu em julho o Prémio do Público do festival Curtas Vila do Conde, utiliza a técnica de pixilação e 'stop motion' com atores reais, com interpretação de Sara Costa e Gilberto Oliveira.

O filme foi já exibido em vários festivais, tendo recebido ainda o prémio do público no Animafest, em Zabreg (Croácia), e o prémio especial do júri do festival de cinema de animação de Hiroshima (Japão).

Ainda na lista de pré-selecionados para os prémios, na categoria de melhor curta-metragem, está a coprodução portuguesa 'Como Fernando Pessoa salvou Portugal', do realizador norte-americano Eugène Green, com Carloto Cotta no papel do poeta português.

O filme teve estreia mundial no Curtas Vila do Conde, e foi exibido também no Festival de Locarno, na Suíça.

A 44.ª edição dos César está marcada para 22 de fevereiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório