Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Antologia poética de Maria Manuel Cid é apresentada quinta-feira

O historiador Joaquim Veríssimo Serrão afirma que o "mundo poético" de Maria Manuel Cid (1922-1994) revela "uma riqueza lírica em que as palavras encontram na força e na harmonia das ideias a sua mais justa tradução".

Antologia poética de Maria Manuel Cid é apresentada quinta-feira
Notícias ao Minuto

10:08 - 19/09/18 por Lusa

Cultura Literatura

O historiador faz estas afirmações no prefácio antologia da poetisa 'Chamaram-me Poeta, Quem Diria', que inclui inéditos, e é apresentada na quinta-feira, às 19h00, no Museu do Fado, em Lisboa, pelo poeta, guitarrista e presidente da Academia da Guitarra Portuguesa e do Fado, Nuno Siqueira, e pelos fadistas Teresa Siqueira e Carlos Guedes de Amorim.

A poesia de Maria Manuel Cid "possui um lirismo ardente, um notável poder de evocação, tanto para exprimir os estados de alma, como para cantar os valores nacionais que formam a sua personalidade", prossegue Veríssimo Serrão.

Muitos dos seus poemas foram cantados em fado, nomeadamente 'Última Tourada Real em Salvaterra', 'São Assim as Minhas Horas', 'Rouxinol da Caneira', 'Não há Fado sem Verdade', 'Fado do Toureio', 'Cavalo Alazão', 'Nem Todo o Branco é Saudade' e 'Verdes Campos', interpretados por nomes como António Mourão, Rodrigo, Maria do Rosário Bettencout, Maria Leopoldina da Guia, Teresa Siqueira e Carlos Guedes de Amorim, entre outros.

Natural da vila da Chamusca, a poetisa, na opinião de Veríssimo Serrão, "consagrou" ao Ribatejo, "nas suas tradições e nas suas gentes, o melhor da inspiração com que o desatino a marcou".

Maria Manuel Frederico Seixas de Sousa Cid Guimarães Neves e Castro "definiu como ninguém o 'homem da lezíria', que labora a terra, conduz o gado e domina os horizontes, como grande senhor que é da Borda de Água", afirma o historiador referindo que a poetisa "soube cantar os 'salgueirais do Tejo', cujas águas contemplou desde a infância e onde colheu a seiva que lhe permitiu 'quebrar o seu arado'".

A temática toureira é também muito comum na sua poesia, tendo-se inspirado em figuras como o cavaleiro João Núncio, denominado "o califa de Alcácer", o toureiro Manuel dos Santos, "e evoca o heroísmo dos forcados, num autêntico louvor da festa brava que tem no Ribatejo o palco de singulares façanhas de destemor".

A poetisa, aficionada das touradas, foi madrinha do Grupo de Forcados Amadores da Chamusca.

Para Veríssimo Serrão, "cada uma das suas produções representa o espelho de quem acredita na Poesia como expressão autêntica de estar no mundo".

"Por isso, os versos de Maria Manuel são a voz de um coração que sente puros anseios, não em fingimento como queria [Fernando] Pessoa, mas como eco de uma vida que conheceu o sofrimento, mas jamais voltou os olhos à esperança", escreve o historiador que realça o "tom sincero dos seus poemas".

O historiador chama à atenção que "nos versos de Maria Manuel Cid surge [também] a imagem do 'lusitano vagabundo', do velho Portugal que descobriu terras [e] desbravou oceanos".

A antologia 'Chamaram-me Poeta, Quem Diria', publicada pela Editora Cosmos, surgiu porque "estavam esgotadas as obras anteriormente publicadas" e, "dada a procura, faria todo o sentido lançar uma antologia de Maria Manuel Cid", explica, em nota prévia à obra, Maria do Amparo Cid.

A obra, que é apresentada no Museu do Fado, em Lisboa, reúne os livros 'O Meu Nome é Ninguém' (1980), 'Minha Terra, Minha Gente' (1990), 'Poemas' (1999) e ainda "alguns inéditos existentes no seu vasto espólio", afiança Amparo Cid.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório