Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Centro de Artes Visuais, em Coimbra, acolhe exposição sobre Ana Vieira

O Centro de Artes Visuais (CAV), de Coimbra, inaugura a 22 de setembro uma exposição de Ana Vieira, centrada no trabalho da artista plástica em torno da ausência e da perda.

Centro de Artes Visuais, em Coimbra, acolhe exposição sobre Ana Vieira
Notícias ao Minuto

19:12 - 14/09/18 por Lusa

Cultura CAV

Com curadoria de Albano Silva Pereira e Paulo Pires do Vale, a exposição aborda a obra que a artista plástica, que faleceu em 2016, foi fazendo ao longo dos anos, trabalhando "em direção ao branco", dando "a ver ou a sentir lugares esvaziados".

A artista "introduziu o vazio no mundo, esculpindo-o. Misturou a ausência entre as coisas. Introduziu nele uma falha. Uma ausência saturada. Nesta exposição, esse movimento de esvaziamento branco fica claro", refere o texto de Paulo Pires do Vale sobre a exposição.

O curador chama a atenção para a sua última obra, 'A arte da fuga', em que surge uma reflexão "sobre o período de crise político-económico-social que se vivia", sentindo-se na representação de um quarto "uma inquietação" - "o palco de um drama ou relato de uma situação de crise".

"Destas obras de Ana Vieira podemos dizer que são consequência de uma poética da perda. O negativo está a trabalhar dentro das próprias obras. É a falha como motor. Delas podemos dizer que falta algo - e assim introduzem, no real, um mal-estar", sublinha Paulo Pires do Vale.

Ana Vieira nasceu em Coimbra, em 1940, e viveu e trabalhou em Lisboa, onde faleceu em 2016.

Durante a sua carreira participou em exposições coletivas na Galeria Nacional de Arte Moderna de Roma e no Museu de Arte Moderna de Paris, tendo também tido obras expostas em Barcelona, Londres ou em Washington.

A exposição no CAV é inaugurada a 22 de setembro, às 22h00, e estará patente até 02 de dezembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório