Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Portugal entre os candidatos ao Prémio Gabriel Garcia Márquez

Portugal está representado nas quatro dezenas de trabalhos jornalísticos nomeados para a VI edição do Prémio Gabriel García Márquez (na foto) de Jornalismo, publicados em meios de comunicação de 13 países, informaram os organizadores na quinta-feira.

Portugal entre os candidatos ao Prémio Gabriel Garcia Márquez
Notícias ao Minuto

07:50 - 14/09/18 por Lusa

Cultura Jornalismo

No total foram apresentados 1.714 trabalhos jornalísticos. Ao fim de três rondas de análise, o júri selecionou os 40 trabalhos.

Entre os nomeados, que incluem jornalistas e equipas de jornalistas do México, da Espanha, de El Salvador, de Portugal, do Brasil, da Venezuela, da Colômbia, dos EUA, do Peru, do Paraguai, do Reino Unido, da Costa Rica e da Argentina, estão os três finalistas das quatro categorias do Prémio.

Os nomes dos finalistas vão ser anunciados 'nos próximos dias', acrescentou a organização.

Na categoria de texto foram selecionados os trabalhos 'O fotógrafo das trevas', publicado no Gatopardo; 'Estás viva, minha irmã, estás viva', que saiu na Notícias Magazine; 'Meu Guri', da revista Piauí, bem como 'Um menino manchado de petróleo', da revista 5W.

Também foram nomeados 'Os demónios do Lago Chad', da Gatopardo; 'A revolução das ovelhas', do El Faro; 'As rotas da morte', também da Gatopardo; 'São presos políticos, nós também', publicado na La Vida de Nos; 'A Mara Salvatrucha derrota Trump em Long Island', ainda do El Faro, e 'O massacre de Pau D'Arco', publicado na Revista Piauí.

Na categoria de imagem foram nomeados 'Não somos humanos aos olhos da Birmânia', da revista 5W; 'Memória, verdade e justiça para as pibas', na revista Anfibia; 'O Naya: A rota oculta da cocaína', de Pacifista; 'Aqui no Haiti', do jornal O Globo; e 'Feridos pelo Estado', da Agência Pública do Brasil.

Entre os nomeados estão também 'Crise na Venezuela' da agência EFE; 'Racismo à Portuguesa', do Público; 'Filhos de Ruanda', da Globo News; 'Um albergue na Cidade do México para mulheres que foram trabalhadoras sexuais', do The New York Times; e 'Ciro & Yo', publicado na CineColombia.

Ao prémio para a melhor cobertura aspiram 'Monitor da Violência', publicado no G1; 'Crime sem fronteiras', da revista brasileira Época'; Órfãos da Saúde', publicado na Ipys Venezuela, juntamente com o El Pitazo; 'The Backway: A porta traseira da Europa', do La Vanguardia, bem como 'O Arco Mineiro do Orenoco: Crime, corrupção e cianeto'.

Outros candidatos nesta categoria são os trabalhos 'De migrantes a refugiados: O novo drama centro-americano', da Univisión e do El Faro; 'A burla mestra', do Animal Político; 'Os livros da partida secreta dos governos da Arena', do El Faro; 'Venezuela em fuga', da colombiana El Tiempo e da venezuelana Efecto Cocuyo, e ainda 'OLP: A máscara do terror oficial na Venezuela', publicado em RunRun.

Finalmente, ao prémio de inovação aspiram 'Fundos de papel: Uma base de dados sobre dinheiro, crime e política', publicado em Ojo Público; '28 días: 28 histórias para acabar com os tabus sobre a menstruação', publicado no El País, de Espanha; 'Coding Like A Girl', do El Confidencial, também de Espanha; 'Os desterrados do Chaco', do El Surti; e 'O autocarro TV', publicado no El Bus TV.

Ainda nesta categoria concorrem também 'Plataforma Ayotzinapa', de Forensic Architecture, do Reino Unido; 'Chacinas nos presídios: Conheça as 123 histórias dos detidos mortos', da Metrópoles; 'Verificado 2018', publicado por Verificado 2018, AJ+ Español, Animal Político y rede de 90 organizações aliadas; 'Balas Perdidas', da AFP, e 'Agonia sobre rieles', publicado pela La Nación, da Costa Rica.

Os finalistas e vencedores vão participar no Festival Gabo, que decorre em Medellín, na Colômbia, de 03 a 05 de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório