Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Festival de Desenho do Alentejo reúne artistas de cinco países

Mais de 20 artistas de cinco países participam na terceira edição do Festival de Desenho do Alentejo 'Traço`18', a realizar em outubro na cidade de Elvas, no distrito de Portalegre, foi hoje divulgado.

Festival de Desenho do Alentejo reúne artistas de cinco países
Notícias ao Minuto

21:15 - 11/09/18 por Lusa

Cultura Elvas

Promovido pela Associação de Desenvolvimento pela Cultura 'AIAR', sediada em Elvas, o evento vai decorrer de 4 a 7 de outubro na cidade raiana, passando depois, no dia 13 do mesmo mês, por Ouguela, no concelho de Campo Maior, culminando no dia seguinte em Alandroal, no distrito de Évora.

"Este festival mantém o mesmo ADN do anterior, é uma continuação do trabalho que tem sido desenvolvido, mas mais diversificado nas áreas do desenho", explicou José Kuski Vieira, da "AIAR", em declarações à agência Lusa.

Com origem num encontro de 'Urban Sketching', o "Traço`18" tem vindo a "crescer", segundo a organização, tendo contado nas edições de 2016 e 2017 com "mais de sete mil visitantes".

O festival pretende mostrar o desenho como uma forma cultural de expressão que tem "inúmeras valências" artísticas e funcionais.

A edição deste ano vai contar com a participação de 25 artistas, oriundos de Portugal, Espanha, Itália, Japão e Índia.

A iniciativa, a realizar em vários espaços de Elvas, como o centro histórico, museu de fotografia, paiol, castelo ou o museu de arte contemporânea, vai girar em torno de várias temáticas, como diários de viagem, design, geometria, cinema, ilustração, desenho científico e arquitetura.

"O festival este ano inclui duas saídas de Elvas, nomeadamente para os castelos de Ouguela e de Alandroal", explicou José Kuski Vieira.

Segundo o mesmo responsável, o festival "tem vindo a crescer em termos de adesão de público", depois de ter conquistado "visibilidade nacional".

Além dos trabalhos que vão ser realizados em torno do desenho, o festival vai também contar com workshops, encontros de 'sketchers', exposições e lançamentos de livros, entre outras atividades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório