Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Artista e ativista Marcelo Brodsky mostra obras no Museu Berardo

O artista e ativista argentino Marcelo Brodsky vai apresentar o seu trabalho pela primeira vez em Portugal numa exposição no Museu Berardo, em Lisboa, a ser inaugurada em 19 de setembro, foi hoje anunciado.

Artista e ativista Marcelo Brodsky mostra obras no Museu Berardo
Notícias ao Minuto

14:53 - 11/09/18 por Lusa

Cultura Lisboa

De acordo com um comunicado do Museu Coleção Berardo, a exposição intitula-se "1968: O Fogo das Ideias", tem curadoria de Inês Vall e ficará patente até 06 de janeiro de 2019.

Nesta exposição individual, Marcelo Brodsky vai revelar momentos de manifestações sociais ocorridos nos anos 1960, na Argentina, permitindo, com base numa prática de investigação documental, "um melhor entendimento do terror então vivido" naquele país, do qual o artista esteve exilado até ao final da ditadura.

"São imagens vindicativas que nos inserem na Poor People's March, em Washington, nas manifestações contra a Guerra do Vietname, que ocorreram em Berlim, Londres ou Tóquio, ou mesmo nas diversas manifestações e campanhas estudantis contra as estruturas governamentais que aconteceram no Brasil, na Argentina, em França e em Portugal", contextualiza o museu.

Pela primeira vez, estas obras são justapostas não só com publicações daquele período que figuram em coleções portuguesas, permitindo um entendimento contextual destes momentos que exigiram um mundo mais justo, também com a série de vídeos "Acción Visual", assinada por Brodsky e Natalia Hendler.

A exposição cria também diálogos inéditos entre a obra de Brodsky e as de outros artistas, como Marcel Broodthaers e Ricardo Martins.

No quadro das comemorações dos 50 anos da luta dos trabalhadores e estudantes, bem como dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, esta exposição "incita a uma reflexão sobre as batalhas e os desejos que as vozes da sociedade não deixam silenciar".

A inauguração da exposição de Marcelo Brodsky "1968: O Fogo das Ideias" está prevista para 19 de setembro, às 19:00, com entrada livre.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório