Meteorologia

  • 26 SETEMBRO 2018
Tempo
24º
MIN 24º MÁX 25º

Edição

Graciela Montes vence prémio ibero-americano de livro infanto-juvenil

A escritora argentina Graciela Montes venceu o Prémio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil, para o qual a autora portuguesa Alice Vieira estava nomeada, revelou hoje a organização.

Graciela Montes vence prémio ibero-americano de livro infanto-juvenil
Notícias ao Minuto

16:08 - 11/09/18 por Lusa

Cultura Argentina

Graciela Montes foi distinguida por unanimidade por "ser uma escritora pioneira" na literatura infantil e juvenil ibero-americana, por uma obra "ampla e diversa que aborda temas inovadores" e por criar "personagens corajosas que resolvem os seus conflitos pessoais e sociais".

Nascida em Buenos Aires em 1947, Graciela Montes é professora universitária, autora de mais de 30 livros para crianças, tendo dirigido várias coleções de livros para os mais novos e traduzido obras de Perrault, Mark Twain e Lewis Carroll.

A produção literária da autora abarca contos, romances e ensaios. Em 2005, venceu o prémio Alfaguara com o romance "O turno do escriba", coescrito com a autora argentina Ema Wolf e publicado em Portugal.

O Prémio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil, no valor de 25,7 mil euros, foi criado em 2005 pela Fundación SM (México) para distinguir autores que "desenvolveram uma carreira literária de excelência no âmbito do livro infantil e juvenil" no espaço ibero-americano, em língua portuguesa ou espanhola.

Graciela Montes receberá o prémio literário a 27 de novembro na Feira do Livro de Guadalajara, no México, que este ano tem Portugal como país convidado.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório