Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Hélia Correia e inédito de Foucault entre novidades da Relógio d'Água

Um novo romance de Hélia Correia, um inédito de Michel Foucault e uma edição de 'O Banquete', de Platão, com as ilustrações da pintora Maria Helena Vieira da Silva, são algumas das novidades editoriais da Relógio d'Água.

Hélia Correia e inédito de Foucault entre novidades da Relógio d'Água
Notícias ao Minuto

12:46 - 11/09/18 por Lusa

Cultura Novidades

Entre as obras a publicar até ao final do ano está o livro 'Um bailarino na batalha', o primeiro romance de Hélia Correia depois de 'Adoecer' (2010), e o quarto volume inédito de 'História da Sexualidade' ('As confissões da carne'), de Michel Foucault.

A editora de Francisco Vale vai lançar também 'O Banquete', do filósofo Platão, com tradução de Maria Teresa Schiappa de Azevedo, que será dado a conhecer com as 39 ilustrações que Maria Helena Vieira da Silva fez para a obra saída em França, no início da década de 1970.

'Suíte e Fuga', de Rui Nunes, é outra das novidades da Relógio d'Água, que vai continuar a edição das obras de Agustina Bessa-Luís, com 'As Estações da Vida', prefaciadas por António Barreto, 'O Susto', com prefácio de António Feijó, e 'Vento, Areia e Amoras Bravas', com ilustrações de Mónica Baldaque.

O 'Livro da Dança' e a reedição de 'Atlas do Corpo e da Imaginação' são os dois títulos a publicar de Gonçalo M. Tavares.

A Relógio D'Água vai lançar também o há muito esgotado 'Lisboa - Livro de Bordo', de José Cardoso Pires, com fotografias de José Carlos Nascimento.

Da escritora Cristina Carvalho, a editora vai publicar 'A Saga de Selma Lagerlöf', um romance biográfico sobre a escritora sueca.

Com organização de Maria Filomena Mónica, serão reunidas 'As Farpas', de Eça de Queiroz, numa edição autónoma e integral.

'De Portugal, da Europa e do Mundo - Reflexões de Economia e Política' reúne artigos e conferências de Vítor Bento, 'que permitem uma visão atualizada da sociedade portuguesa e das dinâmicas da sua inserção na Europa e no mundo', segundo o editor.

Do professor Bernardo Pinto de Almeida, será publicado o ensaio 'Arte e Infinitude', em colaboração com Serralves.

Na área da ficção, em tradução recente, a editora destaca 'Assimetria', de Lisa Halliday, 'Mrs. Osmond', de John Banville, que dá continuidade à vida de Isabel Archer, a protagonista de 'Retrato de Uma Senhora', de Henry James.

De Michael Ondaatje, recentemente vencedor do Golden Man Booker Prize com a obra 'O Doente Inglês', sairá, além deste romance, a sua mais recente obra, 'Warlight', nomeado para o Prémio Man Booker 2018.

A Relógio d'Água vai também lançar 'Coisas que não quero saber', de Deborah Levy, e 'Eu Vou, Tu Vais, Ele Vai', de Jenny Erpenbeck, além de continuar a publicar a obra de Yu Hua, em tradução, a partir do chinês, de Tiago Nabais.

O próximo título, um dos principais deste autor, será 'Viver'.

A editora dá ainda particular destaque à edição de três obras de Javier Marías: 'as desconcertantes biografias' reunidas em 'Vidas Escritas' e os livros de crónicas 'Juro não Dizer nunca a Verdade' e 'Quando os Tontos Mandam'.

Outra novidade é o regresso de 'A História' ('La storia', no original), a obra mais conhecida da escritora italiana Elsa Morante, que foi casada com o também escritor e jornalista Alberto Moravia.

Entre os clássicos, destacam-se 'Os Últimos Escritos' e 'Ressurreição', de Lev Tolstoi, ambos com tradução de António Pescada, 'O Mayor de Casterbridge', de Thomas Hardy, com tradução de José Miguel Silva, e 'Os Sonâmbulos', de Hermann Broch, traduzido por António Sousa Ribeiro.

De Tchékhov, sairá a biografia escrita por Ígor Sukhikh, a partir das cartas e diários do escritor russo.

'O Pangolim e Outros Poemas', de Marianne Moore, traduzido por Margarida Vale de Gato, será um dos títulos de poesia a publicar, outro é 'A Chama', que reúne inéditos de Leonard Cohen, em tradução de Inês Dias.

No que respeita a ensaios, serão ainda publicados 'No Verão', de Karl Ove Knausgård, 'As Variedades da Experiência Religiosa', de William James, e 'Tens de Mudar de Vida', de Peter Sloterdijk.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório